Luccas Neto faz tanto sucesso em Portugal que foi acusado pelo jornal português Diário de Notícias de ser o responsável por crianças portugueses estarem perdendo o sotaque e o linguajar usado no país.
"Há crianças portuguesas que só falam 'brasileiro'", dizia o artigo. "Dizem grama em vez de relva, autocarro é ônibus, rebuçado é bala, riscas são listras e leite está na geladeira em vez de no frigorífico", explicou o jornal que entrevistou educadores que viram esse fenômeno se acentuar durante a pandemia, quando as crianças ficaram mais em casa e assistiram mais youtubers brasileiros.
Uma educadora entrevistada diz que alunos falam um português em classe com "familiar ao brasileiro sem nunca ter ido ao país".
Alexandra Patriarca, mãe de um fã de Luccas Neto falou sobre o comportamento do filho. "Todo o discurso dele é como se fosse brasileiro. Chegamos ao ponto de nos perguntarem se algum de nós era brasileiro, eu ou o pai", contou a mãe que ainda revelou que pequeno seguidor de Neto já frequenta sessões de terapia da fala.