Famosos


Atualizado em

Joelma é acusada de plágio e caso entra na mira da Justiça, diz colunista

A ação pede suspensão da canção em plataformas e a inclusão do nome do compositor nos créditos para recebimento de royalties

Joelma, após shows no The Town e no Amazônia Live, foi alvo de uma ação por plágio ajuizada no início de setembro por um compositor que afirma ter tido sua canção copiada. A coluna de Fábia Oliveira apurou com exclusividade que João da Hora Filho diz ser autor de "O Nosso Encontro".

A obra foi registrada em 2018 e publicada no YouTube em 2019 e afirma ter entregue um pen drive com a música à equipe da artista em 2023; segundo ele, Joelma gravou naquele mesmo ano a faixa "Aquele Alguém", que, na visão do autor, reproduz elementos centrais de sua composição. A ação pede suspensão da canção em plataformas e a inclusão do nome do compositor nos créditos para recebimento de royalties.

Acusação de plágio

Na petição, João da Hora Filho detalha o histórico de sua obra e relata ter procurado a equipe e o produtor da Bumerangue Music Editora em busca de esclarecimentos ao perceber as semelhanças. Ele afirma que entregou o material em 2023 e foi surpreendido ao ouvir a gravação de Joelma, que teria saído no mesmo período.

O compositor aponta, em termos técnicos, coincidência na melodia do refrão, o enredo, harmonia e rítmica entre "O Nosso Encontro" e "Aquele Alguém", e pede que a Justiça reconheça a ocorrência de plágio, incluindo seu nome como coautor da canção para habilitá-lo a receber os respectivos royalties.

Ainda segundo o documento, João diz ter procurado o produtor musical da Bumerangue para esclarecimentos e recebido, em resposta, menosprezo e humilhação. Entre os pedidos apresentados está a suspensão liminar da música de Joelma em todas as plataformas e transmissões via rádio, televisão e redes sociais.

A liminar pretendida pelo compositor foi negada sob o entendimento de que a acusação de plágio requer uma análise mais profunda e cuidadosa para fixação de entendimentos. O caso seguirá seu curso na Justiça, com possibilidade de perícia musical, enquanto a artista, que vive novo momento de sucesso na carreira solo, enfrenta agora a disputa judicial que pode afetar créditos e receita da faixa.

Assista aos episódios do Entretêcast, podcast do Entretêmeio