Zacarias
Mauro Gonçalves, mais conhecido como Zacarias do quarteto 'Os Trapalhões', morreu em 18 de março de 1990, aos 56 anos, vítima de insuficiência respiratória. Ele passou nove dias na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.
Em dezembro de 1989, durante o período de férias dos Trapalhões, o ator se sentiu acima do peso e resolveu por conta própria iniciar um regime macrobiótico à base de frutas e saladas, com o auxílio de remédios. Ele acabou perdendo vinte quilos, porém como consequência, seu organismo enfraqueceu, chegando a atingir seus pulmões e lhe deixando com anemia. Sua magreza e palidez repentina chamaram a atenção dos fãs e da mídia, chegando a saírem matérias nos jornais declarando que ele havia contraído o vírus da Aids.
Na época, o humorista se pronunciou: "Aceito o direito da imprensa e das pessoas de supor e levantar suspeitas sobre meu estado de saúde, mas nada lhes dá o direito de fazer afirmações concretas com bases em suposições. Querer de mim uma declaração simpática depois disso é brincar com sentimentos e pudores. Tirar meu sossego com a insistência de ligações telefônicas e com repórteres e fotógrafos acampados 24 horas por dia à porta de minha casa, à espera de um flagrante ou descuido, é crueldade e invasão a meu direito de privacidade. Pois que continuem o cerco, nada me fará falar com eles''.