Famosos


Atualizado em

Aos 15 anos, ator da série ‘Adolescência’ faz história ao vencer Emmy

Britânico de 15 anos desbanca veteranos e conquista prêmio por atuação em 'Adolescência'

Owen Cooper entrou para a história ao se tornar o mais jovem vencedor da categoria de melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme para TV no Emmy. O britânico, de apenas 15 anos, conquistou o prêmio no último domingo (14) graças à sua estreia na atuação, interpretando o personagem Jamie Miller em ‘Adolescência’, produção que virou um fenômeno nas redes sociais.

Aos 15 anos, Owen Cooper entra para a história ao vencer Emmy. Foto: Reprodução/ Divulgação

Mesmo estreante, Cooper desbancou nomes de peso como Javier Bardem, Bill Camp, Rob Delaney, Peter Sarsgaard e seu colega de elenco Ashley Walter. O prêmio chegou para Cooper em seu primeiro trabalho como ator, na trama, ele vive um adolescente de 13 anos acusado de assassinar uma colega de escola a facadas.

Nascido em Warrington, na Inglaterra, Owen completa 16 anos em dezembro. Além da conquista precoce, já tem novos trabalhos encaminhados: em 2026, dará vida à versão jovem de Heathcliff em uma adaptação de Morro dos Ventos Uivantes, clássico de Emily Brontë.

Aos 15 anos, Owen Cooper entra para a história ao vencer Emmy. Foto: Reprodução/Divulgação

Antes de descobrir o talento para os palcos, sonhava em ser jogador de futebol. A paixão pela interpretação surgiu após ingressar em aulas de teatro, experiência que transformou sua vida.

Durante as gravações de Adolescência, em 2024, seus pais se revezaram para acompanhá-lo no set. Ele é o caçula de uma família simples: tem dois irmãos eletricistas, o pai que atua na área de tecnologia da informação e a mãe que trabalha como cuidadora. Ao receber o troféu, fez questão de agradecer à família pelo apoio.

Emocionado no discurso de agradecimento, o jovem destacou a importância de se arriscar. "Estar aqui em cima é surreal. Honestamente, quando comecei a fazer aulas de teatro alguns anos atrás, eu nem esperava estar no Estados Unidos, muito menos aqui. Mas acho que esta noite prova que se você escutar, focar e sair da sua zona de conforto, consegue alcançar qualquer coisa na sua vida. Eu não era nada três anos atrás, e estou aqui agora", afirmou.

Atualmente, Cooper soma mais de 620 mil seguidores nas redes sociais, onde compartilhou mensagens de incentivo que recebeu antes da cerimônia e celebrou sua vitória inédita.

Aos 15 anos, Owen Cooper entra para a história ao vencer Emmy. Foto:Reprodução/Christopher Polk

Assista aos episódios do Entretêcast, podcast do Entretêmeio