A Federação de Quadrilhas Juninas do Piauí (Fequajupi), divulgou neste domingo (22), a campeã do concurso estadual de quadrilhas, que em razão da pandemia do Covid-19, aconteceu totalmente de maneira virtual. Nas edições passadas, o festival dava classificação para o “Nordestão de Quadrilhas”, promovido pela Rede Globo.
A expectativa era pela posição de duas das maiores quadrilhas, em títulos, do Piauí. Luar do São João da capital Teresina, e Explosão Estrelar também de Teresina.
O favoritismo das duas se concretizou, e o grupo junino vencedor do XI Festival Estadual Piauiense de Quadrilhas foi a Explosão Estrelar, seguida pela Luar do São João, que ficou em segundo lugar, entre as 12 concorrentes.
Participaram da disputa 12 juninas, da capital e do interior do Estado. Para concorrer, as quadrilhas deveriam ser filiadas na Federação e enviar vídeos gravados com os seus espetáculos, para o julgamento, que aconteceu neste sábado (21).
A fequajupi anunciou o resultado através de uma live, transmitida pelo seu canal do Youtube, apresentando os vídeos em ordem decrescente, com a última colocada, a "Mexeu, Mexeu sendo a primeira a ser exibida.
Fatores como a criatividade e a superação, enfrentando as limitações impostas pela pandemia, foram os destaques presentes na competição. As quadrilhas apresentaram, além de muita dança e brilho, cenários, figurinos e temáticas inéditas, na busca pelo título de campeã.
Confira a classificação completa:
01º Explosão Estrelar - Teresina
02º Luar do São João - Teresina
03º Fogo Quente Elegante - Campo Maior/Altos
04º Mandacaru do Sertão - Barras
05º Chapéu de Palha - Teresina
06º Balança Matuto - Teresina
07º Junina Asa Branca - Currais
08º Junina Balançar - São João da Serra
09º Mistura Gostosa - Cocal de Telha
10º Flor da Gente - Angical
11º Retiro dos Ciganos - Esperantina
12º Mexeu-Mexeu - Teresina