Um espetáculo para encher de alegria as crianças. Nesta sexta-feira(14), a produção baseada na obra de Monteiro Lobato, Fábulas estará no Teatro João Paulo II, 16h. Durante o espetáculo, são encenadas dez fábulas de forma lúdica, divertida e didática. Dança, música e contação de histórias, numa divertida aventura.
Narizinho e Pedrinho ressaltam a importância das fábulas na construção cultural do nosso saber, revelando que as morais das histórias estão presentes nas situações do cotidiano.
Imaginação
Através de fábulas como A Cigarra e a Formiga, O Leão e o ratinho. O Pastorzinho e o Leão, O reformador do mundo, Os dois ladrões, Segredo de mulher, A assembleia dos ratos, A Raposa e as uvas, O galo e a raposa, O lobo e o cordeiro, ao longo da dramaturgia cênica, Pedrinho e Narizinho vão alçando voos através da imaginação, (re)construindo essas fábulas, ressignificando objetos, adereços e vão presentificando-as, conduzindo as crianças nessa grande brincadeira, afinal de contas qual é a criança que não gosta de recriar / recontar histórias?
O espetáculo é estruturado dramaturgicamente a partir dessa perspectiva. O cenário sugere um grande quarto de brinquedos onde as crianças vão selecionando coisas, objetos e vão dando-lhes vida, criando e recriando histórias, dando asas à sua imaginação.
Novos significados
A cada fábula contada esses objetos e adereços vão se movimentando, criando novos significados, assumindo novas formas para contar novas histórias. O figurino, muito colorido, contribui para que a criança mergulhe nesse mundo lúdico.
As músicas, ao tempo que situam o público no universo de Lobato e o seu Sítio do Picapau Amarelo, trazem uma leitura mais ao estilo das crianças e adolescentes dos dias de hoje, com novos arranjos, batidas.
A movimentação cênica, o trabalho de corpo dos atores, carregam uma energia visceral infantil, uma adrenalina que com certeza formarão um grande campo magnético com a criançada que for assistir ao espetáculo.
Todo esse conjunto de elementos colaboram para que não somente as crianças se sintam dentro do espetáculo, mas também para que adolescentes, jovens e adultos também possam se sentir conectados com a encenação.
FICHA TÉCNICA
FÁBULAS: Livre adaptação da obra de Monteiro Lobato
Texto e direção: Afonso Lopes
Atuação: Afonso Lopes e Gilvana Morgana
Sonoplastia: Afonso Lopes e Mateus Honório
Arranjos: Wellington Júnior Tecladão
Coreografias: Júlia Fernandes e Lyvia Moura
Figurino: Felipe Zahir
Confecção figurino: Aureni Oliveira
Desenho de luz: Renato Caldas
Cenário: Afonso Lopes
Confecção cenário: Félix Sousa
Adereços: Afonso Lopes e Lucas Nunes
Realização: Teresina Animações