A esperada cena de sexo entre André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira), em 'Liberdade, Liberdade', foi ao ar nesta terça-feira, 12, e movimentou as redes sociais.
Durante uma entrevista Mario Texeira, autor da novela, comentou a importância da cena para a história da teledramaturgia: "Eu acho que é uma quebra de tabu, mas veio tarde. Quando escrevi a cena discuti muito com o Vinícius Coimba (diretor-artístico) e decidimos fazer como se fosse uma cena de amor. Não um amor homossexual, um amor heterossexual, um amor de verdade. O amor vai muito além do gênero ou do sexo. É uma quebra de tabu. Temos testemunhado tantos crimes horrorosos de homofobia e tudo mais. A gente precisa se posicionar não a favor ou contra. Mas de se posicionar que as pessoas só serão felizes se respeitarem o outro. O respeito é fundamental".
Caio se mostrou empolgado e honrado por fazer uma cena tão importante. "Eu me sinto honrado e orgulhoso de estar contando essa história. É sinal de que a sociedade já está madura o suficiente para tratar de certos assuntos que até então eram considerados tabus. Estamos prontos para falar mais abertamente sobre homossexualidade na TV", disse.
Um marco tão importante para a TV brasileira não poderia passar batido. Caio Blat e Ricardo Pereira assistiram à polêmica cena em um restaurante, com suas respectivas mulheres, Maria Ribeiro e Francisca Pinto. Quem também marcou presença e prestigiou os amigos de elenco, foi o ator Mateus Solano e a esposa Paula Braun.
No Twitter, vários internautas elogiaram a trama e a forma como o amor entre os personagens foi tratado. A hashtag '#Liberdade,Liberdade' chegou a ficar em primeiro lugar nos Trending Topics do Brasil.
"Eu estou em choque. Que cena mais linda", escreveu um internauta. "Eu quero agradecer a todos na Rede Globo por esta cena. Obrigada", postou outro. "Que delicadeza de cena! Espero ansiosamente para que aconteça às 21h! Parabéns aos atores", elogiou a internauta.