Durante os dias 8 e 9 de dezembro de 2018 aconteceu a produção de Natal do Caminhos & Trilhas com o objetivo de realizar uma ação solidaria de distribuição de presentes para as crianças da comunidade que vivem próximo ao sangradouro da Barragem de Piracuruca-PI.A ideia era promover uma remada com praticantes de Canoagem, uma Expedição de Natal.
O potencial existente em açudes e barragens para atividades de lazer representa uma opção para o desenvolvimento turístico local, Os lagos e as represas podem ser usados para a prática da pesca ou de esportes náuticos. A prática da Canoagem como Aventura agrega os benefícios gerados pela atividade desportiva aos praticantes, como: manter com um bom nível de aptidão física, hábitos saudáveis de vida, tanto no campo alimentar como em outras atividades físicas complementares.
A barragem de Piracuruca, no município de Piracuruca -PI que se destaca, por seu conjunto arquitetônico, e manifestações culturais, e pelos atrativos naturais da região, como o Parque Nacional de Sete Cidades com potencialidade de lazer e recreação em contato com a natureza, favorecendo atividades de ecoturismo, aventura e lazer. A barragem é considerada o terceiro maior reservatório do Estado do Piauí, é utilizado para o abastecimento de água, de pesca, e usada como forma de lazer pela população local e por visitantes. Possuidora de uma beleza natural ímpar, como: recantos, ilhas, ninhais e mirante, demonstrando assim, seu potencial turístico.
A Expedição de Natal contou com a participação de 3 clubes de remo, o Teresina Clube do Remo(TCR), o Caiaque PHB de Parnaíba e o Clube do Remo de Piracuruca (PCR).
Partimos de Teresina até Piracuruca, pela BR - 343, um percurso 205 Km de carro, de aproximadamente 3 h. Na chegada em Piracuruca nos reunimos para repassar algumas orientações básicas sobre o roteiro previamente estabelecido, contando com o apoio do Diretor de Meio Ambiente da prefeitura de Piracuruca Raimundo Nonato e do Guia de Turismo Oziel Monteiro (Curiólogo) do PARNA de Sete Cidades.
Pegamos o acesso da estrada da barragem, por 11 km, até o apoio dos carros, em seguida a travessia de caiaque de 400 m até a base do acampamento. Depois da organização do acampamento na localidade Ilha Bela, mais uma remada até o sangradouro, para a distribuição de presentes. Retornamos a base do acampamento para o pernoite e a confraternização Natalina. No segundo dia a remada de 8 Km até a margem onde se localiza o Restaurante Canto do Lago, para almoço, em seguida retornar para Teresina.