O Centro de Convenções de Teresina recebeu na tarde deste sábado (11) a palestra “Poesia que Transforma”, com Bráulio Bessa, que mostra como a poesia mudou a vida do "poeta influencer". Com composições especiais, o autor conta sua história de vida e todas as vivências marcantes. Das origens no interior do Ceará, até se tornar um dos artistas mais populares do país, com apresentações em rede nacional.
A produção faz parte da "Maratona do Conhecimento", apresentada pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O CCT ficou repleto de fãs e admiradores de poesia, da identidade nordestina, literatura de cordel e, claro, de Bráulio Bessa.
Para Bráulio, "a poesia move, cura e salva".
"Minha experiência com o processo de transformação através da palavra, da prosa e da palavra é minha própria história. Eu era uma criança que pegou um livro de poesia e decidiu ser poeta. O que eu trago na palestra é o processo de transformação do ser humano, que pode transformar outras vidas”, explica.
Para ele, a fama traz consigo uma grande responsabilidade.
“No meu primeiro livro eu disse que quanto maior o peso que levamos nas costas, maior a força que criamos nas pernas. Eu olho para meu trabalho com cuidado por observar o impacto que minhas palavras têm. Isso porque estou na livraria, na televisão”, observa.
A amplitude da poesia de Bessa é impressionante e atinge todas as idades.
“Fico emocionado em ver idosas de 80 anos que retornam a ler com um livro meu. Ou a criança que vai na televisão declamar um poema meu. Isso é gratificante”, reconhece o autor.
Fãs prestigiam a palestra de Bráulio Bessa
A poetisa Flávia Nascimento chegou cedo para assistir à palestra "Poesia que Transforma", de Bráulio Bessa. "Eu sou fã dele. Eu também faço poesia e estou aqui para prestigiar. A poesia transformou minha vida. Tenho problemas com bebida, ansiedade e depressão. Fui salvo por Deus e pela poesia. Hoje eu transcrevo minha mágoa, rancor e amor à poesia. Bráulio Bessa é meu grande professor e poeta”, revela.
A professora Sila Toledo explica que a poesia dá sentido à vida. “A gente precisa da poesia assim como precisamos do ar para respirar. A qualquer hora a gente pode ouvir e fazer poesia. Sou fã dele há muitos anos e acompanho nas redes sociais, além do primeiro social dele com a esposa. Hoje é um momento maravilhoso de conhecer pessoalmente e ver a palestra. Tenho um livro dele que tenho muito carinho que um carinho na alma. É um livro de cabeceira”, afirma.
Jhonnes Sousa, estudante e poeta de 19 anos, conta que a admiração por Bessa cresce todos os dias. "Minha grande inspiração é o Bráulio, eu me tornei poeta por causa dele. Viva a poesia, viva a literatura de cordel!", disse.
Os professores Manuel Gonçalves e Ana Carolina revelam a importância do CCT em promover cultura e conhecimento. "Teresina estava carente de eventos culturais como esse", disse Manuel. "Para nós é uma satisfação estar aqui para ver o Braulio", finalizou Ana Carolina.
Programação especial no Centro de Convenções de Teresina
A programação do Centro de Convenções de Teresina (CCT) está para lá de especial. Tem show gospel com Gabriel Guedes, dia 17 de junho. Dia 18 tem a peça "5 Homens e 1 Segredo". Dia 25 de junho, show com Vanessa da Mata. No dia seguinte tem o musical infantil "Três Palavrinhas". E a programação continua em julho.
Em alusão ao mês do rock, o CCT apresenta dois eventos: dia 1º, o show Titãs - Trio Acústico, comemorando os 40 anos de carreira de uma das maiores bandas do rock nacional; além disso, dia 10 de julho tem o concerto "Rock Sinfônico", apresentado pela Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), com participação especial de Luana Campos, Flávio Moraes e o guitarrista André de Sousa.