Localizado no extremo sul do subcontinente indiano e banhado pelo Oceano Índico, o Sri Lanka é um paraíso a ser descoberto por aqueles que procuram um destino turístico exótico e que oferece inúmeros atrativos inusitados, como praias belíssimas, cidades sagradas e reais, templos, florestas virgens e fortalezas coloniais. Trata-se de um dos mais belos tesouros da Ásia e detém o certificado de Patrimônio Mundial concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco).
O país concentra belíssimas praias de águas cristalinas e tem como destaque a ampla diversidade religiosa e cultural, que a torna um destino que está na mira de turistas, peregrinos e curiosos de todas as partes do mundo. Sri Lanka faz jus ao cognome “ilha resplandescente”, pois tem história brilhante de superação e beleza. Para os muçulmanos, a ila onde está situado o Sri Lanka é o local onde Adão se refugiou após ser expulso do paraíso e, por isso, o segundo pico mais alto do país, é denominado “Pico de Adão”. Terra de templos coloridos e paisagens de tirar o fôlego, o Sri Lanka é cheio de cultura, espiritualidade e magníficas praias. O local ideal para as suas próximas férias.
Para quem busca férias em harmonia com a natureza, o Sri Lanka é o destino ideal. É um destino insular, ou seja, separado do continente, que fica próximo da Índia, na Ásia. Ao visitar o país prepare-se para fazer longas caminhadas, muitas delas íngremes - grande parte dos templos fica no topo de montanhas -, e para se deslumbrar com as fantásticas paisagens. Seja para relaxar depois de visitar os pontos turísticos do Sri Lanka ou apenas encontrar as melhores praias da ilha, Bentota é o local perfeito. Embora as praias de Bentota sejam muitas vezes elogiadas por serem relativamente tranquilas, a região oferece várias opções de acomodação para todos os bolsos - de hotéis design a pacotes em resorts.
Curiosidades
- O Sri Lanka possui duas línguas oficiais: o cingalês e o tâmil, mas devido ao turismo, muitos nativos falam inglês fluentemente.
- A moeda local é a rúpia do Sri Lanka.
- A culinária tem um sabor bem marcante: forte, temperada e quente.
- O clima é tropical, e o maior período de chuvas é entre outubro e janeiro, ou entre maio e junho.
- Para cumprimentar os moradores pode dizer “ayubowan” ou “vanakkam”, e para agradecer, diga “bohoma sthuth” ou “nandri”.
- Se tiver tatuagens de cunho religioso — principalmente de Buda — será preciso escondê-las: para eles é sinônimo de desrespeito, que pode até levar à prisão.
- Como resultado de sua colonização parcialmente lusitana, algumas palavras do idioma oficial do Sri Lanka (cingalês) são em português, tais como sabão, camisa, janela, armário, bêbado, forno, entre outras.
- A canela é uma especiaria originária do Sri Lanka.
- Cerca de 70% da população é budista. O hinduísmo é representa a segunda religião mais praticada e difundida do país, com 15% de adesão.
- Um dos pratos típicos é o “sambol”, feito de peixe, limão, coco, cebola e pimenta, servido com arroz picante.
- O significado de “Sri Lanka” é “ilha resplandecente”. A cidade mais populosa do país é Colombo e a capital é chamada Kotte.