A Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz realiza no próximo mês a segunda edição do Novembro Musical: são quatro eventos que reúnem grandes nomes da música instrumental para workshops e shows do auditório da Escola, cada um focando numa área específica. As atividades são abertas ao público, basta levar apenas um pacote de leite em pó para participar.
A programação começa com a Semana do Violão, que acontece nos dias 4, 5 e 6. Entre os músicos convidados estão Lula Galvão, violonista e guitarrista brasiliense radicado no Rio de Janeiro; o compositor e baterista potiguar Di Stéffano; e o violonista teresinense Wellington Torres, que fará o lançamento de seu primeiro álbum solo, “A Voz e o Violão”.
Nos dias 7 e 8, acontece o VI Festival de Baixo do Piauí, com participação dos baixistas Filipe Moreno (RJ), Iran Laurindo (CE) e Júnior Carneiro (PI). A programação segue com a 9º edição do Baquetada, nos dias 11 e 12, com a presença do percussionista baiano Leonardo Reis e do baterista gaúcho Kiko Freitas. Por fim, o Encontro de Samba e Choro, que traz ao Piauí o premiado grupo Trio Corrente, encerrando a programação com um show no dia 19 de novembro.
De acordo com Paulo Dantas, coordenador pedagógico da Escola, eventos como esse são importantes para os alunos e demais inscritos por possibilitarem um contato com realidades e estilos diferentes, além da possibilidade de estar próximo de grandes nomes da música instrumental brasileira. “A combinação entre a característica didática dos workshops com uma parte de entretenimento é fundamental para a evolução dos estudantes, principalmente para uma futura carreira na área musical”, completa.
O Novembro Musical é uma realização da Associação dos Amigos da Música (AAMU), com coordenação da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz e apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), Studio Center e Grupo Claudino. Os pacotes de leite em pó arrecadados serão entregues a uma instituição de caridade a ser definida.