Arte e Fest


Atualizado em

Museu do Piauí recebe exposição de Mestre Pascoal

Exposição Lembranças fica aberta durante todo mês de fevereiro

Há 46 anos, o Mestre José Pascoal de Araújo Pereira trabalha com artesanato e suas peças fazem sucesso nas feiras nacionais e internacionais. Agora, o público piauiense pode conferir seus trabalhos na exposição Lembranças, que fica durante todo o mês de fevereiro no Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes.

Para a mostra, ele trouxe 22 peças entre antigas e recentes feitas em madeira, e os visitantes têm oportunidade de contemplar obras em entalhe, esculturas e pirogravura.

Reconhecido por sua obra, Mestre Pascoal começou a trilhar este caminho há mais de 4 décadas, recebeu incentivo de freiras e padres e já produziu mais de 20 mil peças ao longo da carreira, e um dos marcos de sua trajetória são os mapas, onde traz informações de cada um, como a vegetação, a cultura, a economia.

“Faço mapas de todos os estados, já produzi mapas de Cuba e para cada trabalho desse é feita uma pesquisa.

Estudo muito para fazer esse trabalho”, diz o mestre, cuja obra e vida serão mostradas em documentário feito por Valderi Duarte.

Segundo Pascoal, desde que começou a fazer, o mapa do Piauí ganhou mais detalhes e imagens turísticas. “Há detalhes da natureza, do homem e os pontos turísticos”, explica.

Foto: Raíssa Morais

Com simplicidade, mestre Pascoal vive de sua arte e comercializa sua obra tanto no mercado local, como também em outros estados do Brasil, como São Paulo. No mercado internacional, seu trabalho já foi comercializado em Portugal, Itália, Alemanha e Espanha.

Mestre Pascoal está em plena atividade e motivado em continuar trabalhando para participar de mais feiras, como a que participou em janeiro no Rio Grande do Norte, e também para repor as peças no stand do artesanato piauiense no aeroporto. (I.C.)

Foto: Raíssa Morais