Tudo junto e misturado. É assim que vai acontecer o lançamento da programação do FestLuso e da Balada Literária 2019, no dia 15 de agosto, às 19h no Theatro 4 de setembro. Este ano a Balada Literária integrará o Festival de Teatro Lusófono, que acontece de 26 a 31 deste mês.
Wellington Soares, curador da Balada em Teresina, afirma que a parceria se deu pela necessidade de unir esforços num momento de crise econômica e discurso de ódio no país, usando a máxima “ninguém solta a mão de ninguém”. Acrescentou também que os dois eventos "valorizam a cultura em Língua Portuguesa em diversas manifestações artísticas”. Para Francisco Pellé, integrante do Grupo Harém de Teatro, organizador do FestLuso, inserir a Balada Literária na programação do festival concretizou o desejo de "homenagear Paulo Freire nestes tempos em que a educação pública corre o risco de ser drasticamente reduzida ou privatizada no Brasil".
O lançamento dos eventos conta com a apresentação das bandas piauienses Alma Roots, que sobe ao palco para mostrar a força do reggae e Batuque Elétrico, com sua mistura de ritmos como samba rock, funk, soul e baião.