De 17 a 19 de outubro, Teresina será palco do Encontro de Violões. Evento que irá reunir violonistas do Piauí e de outros lugares do país, com o objetivo de valorizar a música instrumental e realizar um intercâmbio entre artistas. Do Rio Grande do Sul, Cauã Canilha faz a abertura com apresentação nesta quinta, às 19h, no Palácio da Música. Morando em Teresina, ele é professor substituto de violão no curso de música da Universidade Federal do Piauí.
Cauã desenvolve atividades relacionadas à performance musical, história e literatura do instrumento e didática do violão. Além do recital especial, ele também fará uma palestra sobre sua pesquisa de mestrado que resultou no livro ‘25 estudos Matteo Carcassi: Uma análise mecânica com Cauã Canilha’. A ideia é mostrar uma metodologia de estudos iniciais potencializando o processo de aprendizagem.
A Orquestra Perdoense de Cordas de São Paulo (OPC), composta por jovens e adultos, também participa neste mesmo dia, trazendo em seu repertório a diversidade de estilos musicais, arranjados para violões com temas de filmes, games, séries, clássicos do rock, dentre outras composições. A OPC teve grande repercussão nas redes sociais após o CIFRACLUB, maior site de música da América Latina ter compartilhado um vídeo do grupo tocando o tema da série ‘Game of Thrones’ de um forma inusitada.
A Orquestra de Violões de Teresina participa da programação do Encontro de Violões com uma proposta diversificada da Música Popular Brasileira e outros clássicos, no dia 18, às 19h30, no Palácio da Música. Na ocasião, haverá apresentação dos violonistas solistas da orquestra: Wellington Torres, Felipe Vilarinho, Luciano Santos, Damião Bezerra e Jeferson Brito. A OVT também ministra workshop juntamente com a orquestra de Perdoense de Cordas sobre prática de violão em grupo.
Quem participa também desse encontro é o músico Flávio Barbeitas (RJ), Mestre em Música pela UFRJ e Doutor em Estudos Literários pela UFMG/Università di Bologna (Itália). Seu recital, dentro do Encontro de Violões, será no dia 19, às 20h. Atua como solista e camerista em concertos e festivais pelo Brasil, além de inúmeras participações em CDs, como o duo de violão e piano que mantém com Carla Reis, resultando na gravação de obras de Radamés Gnattali, Nestor de Hollanda e Tom Jobim. Na noite do recital, o violonista Cristiano Braga, de Belo Horizonte, fará participação especial. Cristiano é Mestre em Música, Práticas Interpretativas e Violão na UFRGS. Fez concertos na Alemanha em 2018 e em 2019, circulou em turnê pelo Brasil, Portugal, Alemanha e França. Atualmente é Doutorando em Música pela UFMG, onde desenvolve pesquisas na área de ensino de instrumento e performance.
As apresentações serão gratuitas e abertas ao público Paralelo aos recitais, acontecem workshops nos dias 18 e 19. Mais informações, os interessados devem procurar o Palácio da Música ou ligar para o telefone 3215-7848 ou 99489-4900.
O Encontro de Violões é uma promoção da Orquestra de Violões de Teresina dentro de uma programação de atividades do Festival de Violão com o apoio da Prefeitura através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e Palácio da Música. (Por Liliane Pedrosa)