Arte e Fest


Atualizado em

Crianças têm mais facilidade de entender poesias do que adultos

Como dizia Carlos Drummond de Andrade, as crianças são poetas por natureza, então, a poesia é a forma de leitura mais natural para elas


Poemas são um ótimo recurso didático, entenda porque crianças têm maior facilidade de compreendê-los e conheça o "Armarinho Mágico", livro de poesias feito para os pequenos

Como dizia Carlos Drummond de Andrade, as crianças são poetas por natureza, então, a poesia é a forma de leitura mais natural para elas. Ao contrário do que muitos pensam, as metáforas e rimas que compõem cada verso e estrofe não são difíceis para o entendimento infantil. Na verdade, esses aspectos facilitam muito a leitura, pois é principalmente na infância que se desenvolvem as noções de sonoridade das palavras e é nesse período, também, que exercemos o imaginário. Logo, os poemas são fundamentais nesse processo, já que as rimas dão musicalidade às palavras.

Para ler e assimilar versos e rimas, não é necessário nenhuma expertise, pelo contrário: quanto mais “crus” estivermos, melhor será a experiência com o conteúdo de cada prosa poética. Por isso, pais e professores costumam recorrer aos poemas como método eficaz e divertido de aprendizagem, pois a carga semântica que carregam é influente na aquisição de significados e significantes.

A Editora Estrela Cultural surgiu com objetivo de promover cultura e educação de forma inovadora. Com isso, a casa editorial lançou a obra “Armarinho Mágico”, da autora Roseana Murray, que traz uma coletânea de POEMAS QUE CONVERSAM COM A CRIANÇA. O livro apresenta poemas lúdicos carregados de amor, doçura, humor e um toque de magia. Aqui, cada verso retirado do armarinho traz momentos únicos, que leva o pequeno leitor para um mundo de fantasia e aventuras. Além disso, as ilustrações de Christiane Mello e Fernanda Morais dão um toque fantástico e fazem com que todos se apaixonem pela diagramação repleta de cores em aquarela. As imagens dão vida ao texto e deixa a leitura ainda mais prazerosa. Uma narrativa para todas as idades e perfeita para estimular a criatividade infantil.