Com a nova data dos Jogos Olímpicos definida – 23 de julho a 08 de agosto de 2021 -, as confederações e atletas começam a se reorganizar, mesmo diante dos desafios impostos pelo coronavírus. Para manter o foco em Tóquio, selecionamos alguns documentários que estão disponíveis na internet e que podem inspirar atletas e fãs de esporte.
Estão na lista histórias de atletas que se destacam em suas modalidades, como o mesatenista Hugo Calderano, que ocupa a sétima posição do ranking mundial; o ciclista Henrique Avancini, bronze em Lima 2019 no mountain bike; e a levantadora Fofão, dona de três medalhas olímpicas com a seleção feminina de vôlei (ouro em 2008 e bronze em 1996 e 2000).
A emoção dos primeiros títulos mundiais e a garra de quem não desiste também está no documentário “Meninas de Ouro”, sobre a trajetória da seleção feminina de handebol, que culminou com a conquista do Campeonato Mundial em 2013. E para relembrar momentos que entraram para a história do nosso país, indicamos o filme oficial da Rio 2016, com direção de Breno Silveira e produzido pelo Olympic Channel. As mudanças na cidade, a população se preparando para receber o maior evento do esporte no mundo e os momentos inesquecíveis dos Jogos fazem com que torçamos para que 2021 chegue logo.
Veja abaixo as cinco sugestões:
“Hugo Calderano – Outside The Venue”
Sinopse: documentário exclusivo contando a história de hugo Calderano, a maior estrela do tênis de mesa das Américas.
Duração: 21’59”
Idioma: Inglês (não há legendas)
Produção: ITTF (International Table Tenis Federation)
“Avancini – Não é o que faço, é o que sou”
Sinopse: Documentário sobre Henrique Avancini, do ciclismo MTB
Duração: 31’43”
Idioma: Português
Produção: Urge Filmes
“Brilhante”
Sinopse: Documentário sobre a vida e a trajetória da jogadora de vôlei Fofão inspirado na biografia “Toque de gênio – A história e os exemplos de Fofão”.
Duração: 57’
Idioma: Português
Produção: Olimpiar. Um filme de Katia Rubio e Rodrigo Grilo.
“Meninas de Ouro”
Sinopse: A trajetória da seleção feminina de handebol, do ouro nos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999 ao título mundial em Belgrado 2013, através da psicologia esportiva.
Duração: 79’
Idioma: Português
Produção: ESPN, Saravá Filmes. Direção, roteiro, pesquisa e montagem de Pedro Jorge
“The Rio 2016 Official Film”
Sinopse: Filme oficial do Rio 2016. Poderoso manifesto que explora a relevância dos valores olímpicos em nossa sociedade moderna.
Duração: 78’
Idioma: Inglês
Produção: Olympic Channel e direção Breno Silveir