Neste domingo (14), a atração do Projeto Concertos Matinais é a Banda 16 de Agosto, que faz parte da família do Palácio da Música de Teresina. Eles apresentam o concerto “Joias da MPB”, às 11h da manhã, no próprio palco do Palácio, com entrada franca.
Com a intenção de homenagear compositores, arranjadores e cantores da música popular brasileira, a Banda de Música 16 de Agosto, sob regência do maestro Eduardo César Costa, apresenta no próximo domingo (14), às 11h, no Palácio da Música, um repertório de músicas essencialmente brasileiras, arranjadas para banda de música. Dentre as obras e compositores estão, Aquarela do Brasil de Ary Barroso, Asa Branca de Luiz Gonzaga e Ponteio de Edu Lobo.
A Banda 16 de Agosto é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e tem uma longa história musical com a cidade. O nome é uma homenagem à data de aniversário do município e tem sido uma das principais plataformas musicais em eventos oficiais da PMT.
A Banda foi criada em 1968 pela Lei 1213, pelo prefeito Jofre do Rêgo Castelo Branco, iniciando com apenas 17 músicos. Hoje, conta com 45 integrantes, instrumentação de banda sinfônica, estando os naipes das madeiras, metais e da percussão representados na sua integridade. Durante todos esses anos de existência, grandes músicos e mestres passaram pela corporação, como Jorge Tavares, seu fundador, Luís Santos, João Aguiar Costa, Aurélio Melo Colombo, Gilvan Santos, Orion, Egilson Monteiro e outros. Hoje, ela é comandada pelos maestros Antônio Linhares e Eduardo César Costa.
O projeto Concertos Matinais é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e da Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina e tem como objetivo incrementar as manhãs de domingo com atrações culturais de qualidade e, o melhor de tudo, gratuitamente. Todas as semanas, dezenas de pessoas comparecem ao evento para desfrutar apresentações de grandes músicos. O Palácio da Música fica localizado no cruzamento das ruas Treze de Maio e Santa Luzia, N° 1241, centro.