O Balé da Cidade de Teresina estreia nesta sexta, 10, às 19h, no Parque da Cidadania, o espetáculo “O Código das Borboletas”, coreografado pelo carioca Rafael Gomes.
O processo para a criação do espetáculo teve início em setembro do ano passado quando Rafael, a convite do Balé da Cidade, veio a Teresina realizar uma residência de criação artística. Dessa residência nasceu “O Código das Borboletas”. Agora ele retorna para os ensaios finais e a temporada de estreia.
“A pesquisa iniciou com um processo bem simples de descoberta de gestos individuais e bem específicos de cada bailarino, e assim, organizando vários códigos gerados da generosidade da personalidades desses grandes artistas”, explica o carioca.
O Código das Borboletas cria uma comunidade que tem sua comunicação própria, que coabita esse tempo/espaço como uma metáfora do viver junto, criando um comum que precisamos ocupar na vida para criar sentidos e dançar outras narrativas. Nasce das cores e do movimento de revoada das borboletas, com suas trajetórias sinuosas e estado de espírito selvagem. A interação entre os corpos, os movimentos singulares, tudo faz parte dessa comunidade que se relaciona e se move a seu tempo.
A temporada de estreia acontece nos dias 10 e 11 de maio, no Parque da Cidadania, e 18 e 19 de maio, no Parque Potycabana. Todas as apresentações serão às 19h e gratuitas.