
A nova versão de Vale Tudo estreou com diferenças marcantes em relação à novela original de 1988. O primeiro capítulo foi mais curto e trouxe uma cena inédita de sexo entre Maria de Fátima (Bella Campos) e César (Cauã Reymond), algo que demorou mais a acontecer na versão original.
O que mudou?
Uma das mudanças perceptíveis foi a ausência da clássica abertura logo no início. A trama começou diretamente na festa de 23 anos de Maria de Fátima – dois anos a mais do que na versão de 1988. Durante a comemoração, Raquel e Salvador percebem que a jovem está triste e acreditam que seja por causa do término com o namorado, Carlinhos. Enquanto isso, alguns convidados comentam sobre a postura dela.
O remake inseriu um flashback da infância de Maria de Fátima, relembrando a briga dos pais, Raquel e Rubinho. A principal alteração nessa cena foi a reação da mãe: diferentemente da versão original, em que ficava paralisada ao ser agredida, agora Raquel revida.
O SEU, O NOSSO NOVELÃO TÁ NO AR! 🌟 Bora assistir o primeiro capítulo de #ValeTudo comigo? 🥹💙 pic.twitter.com/Aff712OIp5
— TV Globo 📺 (@tvglobo) April 1, 2025
Mãe vs filha
A relação entre Maria de Fátima e a mãe também foi atualizada. Em 2025, a personagem incentiva Raquel a se envolver com um homem rico e casado, agora uruguaio – na versão de 1988, ele era argentino. Além disso, a trama adicionou uma cena inédita com Salvador trabalhando na alfândega, o que antes era apenas mencionado, dando mais tempo de tela para Antônio Pitanga.
Já as cenas de Ivan (Rodrigo Góes) foram bastante fiéis ao roteiro original. Em São Paulo, ele expressa o desejo de conseguir um emprego no Rio de Janeiro para evitar deslocamentos constantes. A diferença é que, desta vez, ele não menciona valores ou o preço da passagem, como acontecia em 1988.
Raquel não deixou barato e revidou! 🚨 Mais respeito, Rubens! 😤 #ValeTudo pic.twitter.com/wRHrb1mYHj
— TV Globo 📺 (@tvglobo) April 1, 2025
Cenas icônicas
A novela retornou a Foz do Iguaçu com a tradicional cena de Raquel atendendo turistas, agora destacando mais sua atuação como guia. Enquanto isso, Maria de Fátima vê César nadando na piscina do hotel, em uma cena semelhante à da versão original. Logo depois, escuta uma conversa sobre a necessidade de uma substituta para um trabalho de modelo, momento que antes acontecia na piscina, mas agora foi deslocado para o interior do hotel.
No bar, Maria de Fátima presencia César falando sobre a necessidade de um contato na Polícia Federal para facilitar a passagem de mercadorias contrabandeadas. No remake, a rejeição do modelo à jovem acontece de forma mais sutil. Para chamar sua atenção, ela finge fazer uma ligação para o avô, que trabalha na alfândega, estratégia que funciona.
Isso é jeito de falar com a mãe, Maria de Fátima??? 🥴 #ValeTudo pic.twitter.com/6gZLmk4PXm
— TV Globo 📺 (@tvglobo) April 1, 2025
Humor
No dia seguinte, Maria de Fátima participa de uma sessão de fotos nas cataratas. A cena foi ampliada e incluiu momentos cômicos entre a jovem e Solange Duprat, que não interagia diretamente com Sardinha na versão de 1988.
Já no Rio de Janeiro, Ivan revela à família que conseguiu um emprego como gerente de uma empresa de turismo. No entanto, a reviravolta acontece logo em seguida: ele descobre que foi demitido no primeiro dia de trabalho, assim como na novela original.
O sexo
O remake trouxe uma importante cena inédita de Maria de Fátima e César, na qual os dois flertam e acabam na cama. Durante o encontro, ele pede ajuda para resolver problemas na alfândega, e Maria de Fátima tenta convencer o avô a facilitar o esquema de contrabando.
Diante da recusa, os dois debatem sobre honestidade e corrupção, tema central da trama. A cena permaneceu praticamente igual à versão original, exceto pela ausência do momento em que Maria de Fátima debocha do avô cantando o Hino Nacional.
O episódio avança para a morte de Salvador, que sofre um derrame cerebral. O enterro acontece de forma rápida, e a cena em que Rubinho pede dinheiro à ex-mulher foi retirada no remake.
Em seguida, Maria de Fátima sugere vender a casa herdada do avô para se mudar para o Rio de Janeiro. Agora, em vez de querer ser modelo, ela sonha em se tornar influenciadora digital. Raquel se opõe à ideia.
A venda da casa
A grande reviravolta acontece no final do capítulo, quando Raquel descobre que a filha vendeu a casa sem sua permissão e partiu para o Rio de Janeiro. “Minha filha vendeu nossa casa e foi para o Rio de Janeiro?”, diz, incrédula. Na versão de 1988, a protagonista já deixava Foz do Iguaçu no primeiro capítulo, mas, desta vez, essa transição será mostrada no segundo episódio.
Personagens importantes, como Heleninha Roitman (Paolla Oliveira) e Marcos Aurélio (Alexandre Nero), serão apresentados apenas no capítulo de terça-feira (1°).
Veja mais

Marcos Oliveira, o Beiçola, se muda para o Retiro dos Artistas após ganhar casa

Saiba quanto a vaquinha de Edy e Raissa já arrecadou após circo desabar

Justiça nega pedido de influencer foragido por matar e atropelar fisioterapeuta
