Entretenimento


Atualizado em

"Acorda, Pedrinho": Saiba como surgiu a música que virou número 1 no Brasil

Grupo curitibano fez versos sobre um amigo deles que dormia em bar e disputou campeonato de sinuca.

Quem é Pedrinho? Que campeonato ele disputa? E quem é esse Jovem Dionísio que manda ele acordar? As dúvidas crescem na mesma velocidade do sucesso de "Acorda, Pedrinho", música que chegou ao 1º lugar do Spotify do Brasil. Vamos às respostas:

  • Jovem Dionísio é uma banda formada por cinco amigos de Curitiba, que fazem pop alternativo e lançaram as primeiras músicas há três anos.
  • Eles conheceram Pedrinho em um bar que frequentavam em Curitiba. É um senhor de cerca de 50 anos que vivia dormindo no boteco. Quando acordava, gostava de jogar sinuca.
  • O lugar, conhecido como Bar do Dionísio, inspirou também o nome da banda.

"Acorda, Pedrinho": Saiba como surgiu a música que virou número 1 no Brasil- Foto: Reprodução

O verso "acorda, Pedrinho, que hoje tem campeonato" surgiu como piada interna entre eles, ganhou uma base dançante e estourou no Instagram e no TikTok. Todo mundo já postou, inclusive Anitta.

O som diferente do sertanejo, funk e forró que dominam as paradas foi subindo rápido no Spotify. O vocalista Bernardo Pasquali, 26 anos, achou incrível na sexta-feira (20), quando a música chegou a um improvável 3º lugar nacional.

"Eu falei: galera, não vamos criar essa expectativa de 1º lugar. Olha pra nós, tipo, nós somos moleques de nada. Nós somos 'nada a ver', olha a música que a gente fez, uma música falando do nosso amigo do bar... Esse 3º lugar já tá ótimo".

No sábado (21) eles estavam no número 1. "A gente ficou se olhando: Cara, o que tá acontecendo?".

Som de amigos

A banda Jovem Dionísio existe desde 2018. Mas antes eles tocaram juntos por sete anos no grupo Huf, com um repertório de covers para churrascos e festinhas do colégio.

"Era muita coisa brasileira; Jorge Ben, Tim Maia, Gabriel O Pensador... Armandinho a gente esculachava porque ele é muito forte aqui no Sul. E coisas gringas também: Arctic Monkeys, Red Hot, Sublime", descreve Bernardo.

Eles foram juntando dinheiro e coragem para apostar em composições próprias. No começo só o baterista Gabriel Mendes escrevia. O resto da banda tem Rafael Mendes (guitarra, irmão de Gabriel), Gustavo Karam (baixo) e Bernardo Hey (teclado). O primeiro EP, "Romance Frito", saiu em 2019.

"Acorda, Pedrinho": Saiba como surgiu a música que virou número 1 no Brasil- Foto: Reprodução

'Pop de quarto'

Um amigo e ex-integrante da banda, Lucas Suckow, aprendeu a produzir no computador e se ofereceu para ajudar. Eles produziram a faixa "Pontos de exclamação". O arranjo acústico intimista com a base eletrônica caseira se encaixa no estilo "bedroom pop", ou pop de quarto.

"Foi nossa primeira experiência com esse lance do 'bedroom pop', e daí a partir daí a gente foi seguindo esse caminho", diz o vocalista. Outra coisa que abriu o caminho foi o remix do DJ Vintage Culture para "Pontos de exclamação", com 46 milhões de plays no Spotify.