Muito popular entre os brasileiros, o açaí está na lista de frutas que auxiliam a manutenção do bom funcionamento do organismo. Poderosa fonte de energia, a frutinha ajuda a manter o corpo ativo, reduz as chances de desordens metabólicas e combate problemas cardiovasculares.
Benefícios do açaí
Cinthia Julião, nutricionista da rede Mixirica, afirma que o açaí é rico em proteínas e tem poderoso poder antioxidante, o que o torno um alimento funcional poderoso na prevenção de doenças como câncer e no combate a perda de memória. ?Outro benefício do açaí é ser um ótimo repositor de energia, principalmente para o consumo depois de atividades físicas?, completa.
Ainda de acordo com a especialista, a fruta é um antioxidante natural que tira de cena boa parte dos radicais livres, o que ajuda a combater a fadiga e as dores musculares. Rica em minerais e vitaminas, ela também combate o envelhecimento precoce.
Apesar de ser conhecido pelo alto valor calórico, o açaí também é grande aliado quando o assunto é perda de peso. Graças ao poder antioxidante e anti-inflamatório, a fruta ajuda a evitar o acúmulo de gordura. ?Na tigela ou em forma de suco, o açaí é uma ótima opção para aquele lanche durante o dia?, afirma Cinthia.
Como consumir
Segundo a especialista, apesar de fazer bem para a saúde, o açaí não deve ser consumido todos os dias por causa do alto valor calórico."O indicado é que o consumo seja feito duas vezes por semana. Contudo, se a pessoa for muito viciada na frutinha, a porção diária recomendada é de 100 g", completa.
Ainda de acordo com a nutricionista a melhor forma de consumir o açaí é em sua versão pura sem adição de ingredientes como açúcar, granola e mel. "Se a ideia for incremenar, a dica é substituir alimentos calóricos por frutas mais leves, como morango e kiwi", ensina