Otimizar os investimentos, melhorar a produtividade e preservar os pomares: esses são alguns dos principais objetivos do citricultor. Este produtor, com seu cuidado, dedicação e perseverança, fez com que a citricultura ocupasse um lugar de incontestável destaque na economia brasileira.
A agroindústria citrícola brasileira está concentrada no Estado de São Paulo e é responsável pela quase totalidade da produção e pelo processamento da safra nacional de laranja, além do abastecimento de parte significativa do mercado mundial do suco concentrado, congelado e de seus subprodutos. Cabe aos citricultores paulistas também o abastecimento do mercado doméstico da fruta in natura.
Um dos desafios da citricultura é o manejo dos pomares, pelos cuidados que exigem as frutas.
A laranjeira é uma planta perene, que necessita de tratos intensivos, investimentos e técnica para, somente após quatro anos, começar a produzir.
Assim, essa cultura demanda maquinário e tecnologia para garantir a qualidade dos produtos, coisa que o país está disposto a concretizar com altos investimentos no setor.
O dia do Citricultor foi criado em 1969. De lá pra cá, a citricultura brasileira se desenvolveu muito: a tecnicidade e a capacitação trouxeram certa estabilidade e respeito para o setor, que hoje é um motivo de orgulho para a economia brasileira.
Frutas
A citricultura é a cultura de frutas cítricas. São exemplos deste tipo de fruta, a laranja, a tangerina e o limão.
Fonte: UFGNet ; Massey Ferguson
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.