Cobertura em tempo real do Enem 2022
notas
Tranquilidade marca o primeiro dia de Operação Enem 2022
O primeiro dia do Enem 2022 foi marcado pela tranquilidade no processo. O Centro Integrado de Comando e Controle, instalado na Secretaria de Segurança Pública, viabilizou mais de 9 viaturas, 58 na capital e 33 no interior. O esquema montado por Policiais Militares, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), e da Fundação Getúlio Vargas, se dividiram em equipes para o policiamento ostensivo e para ter agilidade no monitoramento dos 405 locais de prova, 102 na capital e 303 no interior.
As ocorrências registradas na capital foram relacionadas a perturbação do sossego em regiões próximas aos locais de prova e no interior dois candidato foragidos da justiça foram presos através de um trabalho realizado em parceria com a Polícia Federal no Piauí.
De acordo com o major Audivam Nunes, coordenador Centro Integrado de Comando e Controle, o Enem 2022 ocorreu de forma tranquila no primeiro dia de provas. "Nos conseguimos proporcionar segurança para mais de 80 mil candidatos que realização a prova do Enem 2022, durante o primeiro domingo de prova ocorreram duas prisões, por mandados de prisão em aberto e ocorrências sobre falta de energia foram monitoradas em apenas dois locais de prova e solucionadas com bastante brevidade,'' contou Major Audivam Nunes.
Enem 2022 tem questões sobre Rayssa Leal, carnaval e resultados de eleições
O primeiro domingo (13) de provas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 trouxe questões que citaram a skatista Rayssa Leal, resultado das eleições e carnaval. Os candidatos têm de responder a 45 perguntas de linguagens e a 45 de ciências humanas, além de escreverem uma redação sobre o tema "'Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
Veja:
a "fadinha" skatista Rayssa Leal, em uma reflexão sobre a participação das mulheres no mundo do skate;
uma indagação sobre violações do estado de direito (sendo a alternativa correta relativa ao não reconhecimento dos resultado das eleições);
o livro "Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada" (1960), da brasileira Carolina Maria de Jesus, relembrando o preconceito que ela sofreu de um tenente em uma delegacia;
o movimento Manguebeat, citando a importância do cantor Chico Science na valorização da cultura pernambucana;
a obra "As Veias Abertas da América Latina" (1971), do jornalista Eduardo Galeano, mencionando incas, maias e astecas;
um trecho de "Nu, de botas" (2013), sobre a infância do escritor Antonio Prata;
um excerto de "Comédias para se ler na escola", de Luis Fernando Veríssimo;
a música "Pensei que fosse o céu", de Vander Lee;
além de temas como carnaval, redes sociais, acessibilidade para pessoas com deficiência e estrutura de resenhas (ao citar "Elena", de 2012, dirigido por Petra Costa).
Dois foragidos da justiça são presos durante operação Enem 2022 no Piauí
A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí, através da Operação Enem 2022 prendeu na manhã deste domingo(13), dois homens, inscritos para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio no Piauí.
As prisões aconteceram na cidade de Barras e União. Em Barras, um homem de iniciais L.B.R., de 41 anos, foi preso por Estupro de vulnerável e em União, um homem de iniciais M.V.S.F., de 29 anos, foi preso por Furto Qualificado.
As informações dos mandandos de prisão foram recebidas da Polícia Federal. "Um trabalho realizado em parceria com a PF, que forneceu os dados para o cumprimentos dos mandados de prisão de dois candidatos do Enem. As prisões foram realizadas antes que os homens chegassem as escolas para a realização das provas, nas duas cidades', ressaltou o Major Audivam nunes, Coordenador da Operação Enem.
Tema da redação do Enem é 'Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil'
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". O tema proposto é o mesmo para quem faz o Enem Digital. A prova teve início às 13h30. Os candidatos terão até as 19h para terminar o exame.
A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, em uma rede social. A redação faz parte do primeiro dia de prova, realizada neste domingo (13).
Portões são fechados nos locais de aplicação do Enem
Às 13h todos os locais de aplicação de provas do Enem tiveram seus portões fechados.
Os participantes responderão às provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, além de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
A aplicação começará às 13h30 (horário de Brasília). Além da modalidade impressa, a prova digital do exame também será aplicada neste domingo.
Os inscritos terão cinco horas e 30 minutos para realizarem as provas e a redação. A aplicação encerrará às 19h. Os participantes que solicitaram atendimento especializado e tiveram o pedido de tempo adicional terão uma hora a mais.