Por Rany Veloso
Em entrevista exclusiva à coluna, o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, disse que Lula deve apoiar os candidatos ao governo dos novos presidentes do Congresso Nacional nas eleições de 2026. O presidente busca fortalecer suas bases para a reeleição.
O ministro piauiense ressaltou que os estados são decisivos para o processo político e eleitoral no país.
O atual governador do Amapá, Clécio Luís, venceu as eleições de 2022 com o apoio de Davi Alcolumbre (União-AP), o novo presidente do Senado; do PT de Lula e do PL de Bolsonaro. Em contrapartida, Lula também fortalece suas bases eleitorais.
Dias destacou que na Paraíba, estado de Hugo Motta, presidente da Câmara, a situação não deve ser diferente.
"Eu digo que sim, nós temos aí uma construção muito positiva nessa área assim como na Paraíba, também a construção para uma mesma candidatura também com Hugo Motta, que já foi aliado. É bom lembrar, lá em 2022, ali quando tivemos a eleição, lembrar que a nossa senadora já foi eleita ali também dentro dessa construção, o Aguinaldo, o deputado Aguinaldo, mesmo no Partido Progressista, mas tendo uma posição firme também nessa área. O que eu digo é que na prática o Brasil hoje ele tem uma organização política que ela se dá mesmo é nos estados, isso a gente viu agora na eleição municipal, então a necessidade sim de um diálogo, mas eu acho que há um bom caminho".
RELAÇÃO ENTRE EXECUTIVO E LEGISLATIVO: LUA DE MEL