João José Dias, o vaqueiro mais velho do Piauí. Conheça!

João José Dias, o vaqueiro mais velho do Piauí. Conheça!

João José de 109 anos faz questão de montar todos os dias no seu cavalo, e sair pela sua propriedade rural vistoriando os afazeres cotidianos.

João José Dias nasceu no dia 08 de setembro de 1902. Na então Vila de Jurema, Distrito-Freguesia de São Raimundo Nonato-PI. O município ainda não existia. Hoje se situa o município de Várzea Branca-PI.

Como de tradição na região Nordeste, quando jovem tornou-se vaqueiro, sendo um bom vaqueiro. Por volta de 1920. Naquelas eras, ser vaqueiro era sinônimo de status. E ser um bom vaqueiro, mais ainda. João José ganhou fama na região. Hoje ganha destaque sua idade.

De lá para cá, muitas histórias para contar. Prestes a completar 109 anos de idade, continua na ativa. Não vai mais para o campo, pegar boi. No entanto, João José faz questão de montar todos os dias no seu cavalo, e sair pela sua propriedade rural vistoriando os afazeres cotidianos.

Segundo seus netos, ele pouco adoece. Também é inquieto, enérgico. Recusa uma vida sedentária. Construiu uma família enorme. Seguindo aquela tradição das famílias sertanejas, naquelas eras. Famílias numerosas. São 30 filhos. Somando os netos, os bisnetos e os trinetos, são mais de 500 descendentes. O prefeito do município de Várzea Branca-PI, João Melancia, é seu neto.

João José abre esta obra, com sua honrosa apresentação. Ele faz a diferença nessa história, da cultura do vaqueiro. Chega a ser uma lenda nacional. Dificilmente se encontrará um vaqueiro com essa idade, pelo Brasil. No Piauí ele é o mais velho. Pelo Brasil, seguramente ele é um dos mais velhos. Senão, o mais velho.

Enquanto piauienses, nordestinos e brasileiros, nos orgulhamos de um homem dessa grandeza histórica. A história de um vaqueiro de 109 anos fortalece o Piauí. Quanto orgulho para nós piauienses... Quanta honra para nossa Terra Querida...

* Homenagem no livro ?Zé Grande, o rei dos vaqueiros?, de autoria do escritor Marcos Damasceno.

Fonte: Saoraimundo.com



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES