A Prefeitura de Pedro II vai entregar casas populares para 49 famílias que aguardam há pelo menos três anos a concretização do sonho da casa própria.
Essas famílias estavam cadastradas em um programa habitacional, mas já estavam perdendo a esperança de ver o sonho alcançado.
O cadastro foi feito na gestão passada que, apesar de ter os recursos assegurados pelo programa Minha Casa Minha Vida, não executou a obra, frustrando assim a expectativa dessas famílias.
As famílias beneficiárias foram localizadas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que fez a atualização do cadastro das mesmas.
Para evitar que os recursos fossem devolvidos, a atual gestão municipal correu contra o tempo, assegurou a verba destinada ao programa, venceu a burocracia e começou a construir as unidades habitacionais.
Durante as festividades alusivas ao aniversário de Pedro II, comemorado dias 10 e 11 de agosto, a Prefeitura realizou uma cerimônia em praça pública, com a presença dos beneficiários, e definiu, através de sorteio, o local, por quadra, onde cada família vai morar. O conjunto habitacional fica localizado no bairro Novo São José.
Segundo a prefeita Neuma Café, por pouco as famílias não ficaram prejudicadas. "Preferimos manter a lista de famílias contempladas, selecionadas pela gestão anterior, com o propósito de não prejudicar a execução do programa. Caso contrário, os recursos teriam que ser devolvidos, prejudicando essas famílias", disse.
Ainda segundo a prefeita, as famílias, agora, têm a garantia que receberão suas casas. "Fizemos da melhor maneira, sem excluir ninguém e, acreditando que o cadastro feito pela gestão passada obedeceu os critérios exigidos pelo programa habitacional", explicou.
Cada unidade habitacional tem 48 m² de área construída, possui cinco cômodos e custa, em média, R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).
Segundo Francisco Andrade, responsável pela obra, as casas já estão em fase de conclusão e deverão estar prontas até meados do mês de dezembro.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Ednardo Pinto
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.