Ler e escrever, viver e experienciar o mundo inefável da Alfabetização, em um mundo com as linguagens em franca evolução é hoje uma missão deveras incrível e desafiadora a educadores e educadoras perante as crianças que fazem o futuro acontecer em nosso município de Pedro II.
A programação desta tarde e noite de 22 de novembro de 2017 fora marcante para os mais novos Doutores do ABC da Unidade Escolar Inês Passos Galvão: pois na festa de hoje a matriarca homenageada que dá nome à Escola, D. Inês Passos Galvão, estivera presente para prestigiar os pequenos e as pequenas formandos, distribuindo sorrisos, vitalidade e simpatia em alta classe.
A programação contou com a recepção dos profissionais da Escola Inês Passos Galvão aos convidados, pais e comunidade escolar, seguida das apresentações: a primeira do Musical com a bailarina Layla Tuane; a apresentação do maternal “A linda Rosa Juvenil”; a apresentação do Pré-Escolar I “Brilha, brilha estrelinha lá no céu”; e, a apresentação do Pré-Escolar II “A Bela e a Fera”. Aí então, houve a esperada Formatura e entrega dos Diplomas dos Doutores do ABC.
No seu final, houve também um lindíssimo Musical de Natal, o Coquetel e a entrega dos presentes natalinos no pé da Árvore de Natal aos alunos e alunas, recém-formados na Turma de Doutores do ABC da Unidade Escolar Inês Passos Galvão, com o privilégio de contar com a mulher que dá nome à Escola presente aplaudindo e sendo aplaudida.
A Coordenadora Pedagógica, professora Kaliane Oliveira, explica o porquê da importância dessa homenagem à senhora Inês Passos Galvão, que dá nome à Unidade Escolar: “Nós estamos aproveitando esse momento para Confraternizar várias coisas: primeiro, a homenagem especial que vamos fazer à Dona Inês Passos Galvão, ela que é de tal importância para nossa Escola porque – como ela mesmo disse – quando uma pessoa era homenageada, geralmente era para pessoas que já tinham falecido e ela foi uma das primeiras pessoas vivas a receber uma homenagem e uma instituição como essa recebeu o nome dela.”
Sobre a homenageada, a Coordenadora Kaliane Oliveira assim se expressa: “Ela é uma pessoa que participa muito da nossa comunidade, sempre apoiou e participa muito dos nossos projetos, e está presente da nossa comunidade escolar e isso é muito gratificante!”
Ela fala também do momento de consolidação do Projeto de Leitura: “E nós estamos aproveitando esse momento para ter a culminância do Projeto de Leitura da nossa Educação Infantil, que é um dos projetos que desde o início – junto com a SEMED, junto com o PNAIC – nós estamos trabalhando com ele s a leitura já desde pequenos, desde os 3(três) anos já mostrando para eles a importância da leitura. Não só da leitura, mas também da escrita. E vamos nesse momento confraternizar com eles e mostrar aos pais todo o trabalho desenvolvido pelos alunos com os professores para todas as famílias. É o momento de culminância mesmo do projeto.”
Ela ainda realça que é esse um momento de perceber e compreender a evolução das crianças: “Para nós é muito gratificante ver que as crianças dos 3 aos 5 anos que é o nosso público se mostram tão interessadas em estar em momentos como esse: se apresentando, mostrando para o público, mostrando para a família o que eles aprenderam durante o ano. Então, temos uma programação bem vasta, bem variada, que vai mostrar todos os trabalhinhos que eles fizeram durante o ano e de modo especial o livrinho paradidático que eles trabalharam durante esse ano.”
Kaliane salienta que é um ciclo de ensino-aprendizagem que se completa a essas crianças: “Nós fizemos esse projeto, que já vem sendo pensado desde o início do 2º semestre, junto com a SEMED, com a parceria da SEMED, que sempre esteve nos apoiando, inclusive a própria secretária estará aqui no evento nos prestigiando, ela disse que queria estar presente, gosta de estar presente nesses eventos e iremos mostrar todo esse trabalho em forma de musical, porque sabemos que a música para esse público é muito interessante! Até porque quando a criança entra no maternal é o primeiro contato que ela tem com a escola.”
Kaliane ressalta também a metodologia e as técnicas adotadas para a apresentação dos alunos: “Então, tem que ser algo prazeroso. A música é algo que tem que estar muito presente: desde o bom dia, desde o até logo coleguinha. Faremos toda a programação por meio de um musical e nós vamos trazer desde as cantigas de roda que eles veem no maternal até as histórias adaptadas dos livros que eles estavam estudando e não poderíamos deixar de trabalhar com eles os contos de fadas. Nada melhor do que trabalhar dentro do mundo da leitura e da escrita a imaginação dessas crianças. A gente vai finalizar o projeto com os contos de fadas.”
Por fim, a Coordenadora Kaliane Oliveira resume os objetivos e as metas do corpo de ensino da escola Inês Passos Galvão: “O que mais nos interessa é mostrar para a sociedade o cidadão que a gente está formando e está ajudando a formar, a gente não pode dizer que trabalhar com essas crianças é um trabalho fácil, porque a gente sabe que nem todas as famílias têm aquele cuidado de estar acompanhando. Mas a escola tem esse papel de estar buscando a família para trabalhar junto. Por que sem família sem escola, escola sem família não funciona na educação da criança. Acredito que todos os professores da rede municipal de Pedro II estão trabalhando arduamente para entregar para a sociedade um cidadão, que é o melhor que podemos oferecer para essas crianças e é o que estamos fazendo.”
O Diretor da Unidade Escolar Inês Passos Galvão Ednardo José Oliveira, fala do apoio que vem sendo dado às atividades educacionais pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED e Prefeitura Municipal de Pedro II: “Nosso evento tem o total apoio da prefeitura, junto com os professores que ajudam a gente. Através da Secretaria de Educação, a prefeitura ajuda bastante os eventos que acontecem na escola, como já houve outros eventos que foram realizados aqui porque a prefeitura sempre dá esse apoio e a gente agradece o prefeito por estar dando essa oportunidade.”
Ednardo Oliveira frisa a oportunidade de poder demonstrar sua capacidade pedagógica e administrativa no bairro em que vive: “Para mim, trabalhar na escola, porque já sou do bairro, ele me deu essa oportunidade para estar frente à escola porque eu sou do bairro, estou enfrentando esse desafio, estou gostando, porque já sou do bairro, diante das dificuldades das nossas crianças porque são muito carentes. Então só tenho a agradecer à Secretária de Educação, Kelcylene Ribeiro, ao Secretário de Comunicação, Eugênio Cavalcante, que está aqui apoiando o evento.”
O Diretor Ednardo lembra ainda que melhorias virão para a escola: “Eu queria dizer para vocês até uma novidade que a Secretária Kelcylene me falou: que próximo ano, como a demanda está muito grande de alunos pela manhã, vai aumentar em 2(duas) salas, já conversou com o prefeito e desde já nos disponibilizou essas 2(duas) novas salas para aumentarmos a questão do maternal, porque é muito grande a procura de alunos e você vê que a escola é muito grande mas a comunidade também é muito grande e o nosso bairro Cristo Rei é muito grande e muito carente.”
Ele agradece o apoio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e da Prefeitura Municipal de Pedro II: “Como havia muitos alunos saindo aqui do bairro para estudar em outras escolas a gente teve essa preocupação de falar com o prefeito, para que a gente aproveitasse a estrutura da escola, quem veio ano passado viu que não tinha esse refeitório, já foi o apoio da prefeitura para fazer esse refeitório e agora essas 2(duas) salas para aumentar mais a escola para receber mais alunos.”.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.