Quinta (24) e sexta feira (25), HEMOPI realizou a 1ª. Campanha de coleta de sangue normal e para medula óssea de 2011 em Pedro II.
Aproximadamente 300 bolsas de sangue foram colhidas durante os dois dias aqui na cidade.
Um dos destaques dessa campanha foi o comparecimento de jovens e alunos que foram prestar a sua solidariedade através da doação de sangue as pessoas que precisam de sangue e de medula óssea.
Atualmente o HEMOPI, possui um estoque de 1000 bolsas de sangue, quantidade pouca considerada pelo número de pessoas que precisam receber sangue em todo Piauí.
Qualquer pessoa que tenha uma idade entre 18 a 65 anos, que não esteja grávida, no caso de mulher, que não tenha ingerido bebida alcoólica 24hs antes da coleta e que tenha pressão arterial controlada, pode ser doador.
Segundo a Assessora de Comunicação do HEMOPI Maria Teixeira, além da pessoa está praticando um ato solidário por está salvando vidas, ainda realiza os oito principais exames sem nenhum custo.
Conforme o Dr. João Batista Júnior, Coordenador da Agência Transfusional de Sangue de Pedro II, instalada no Hospital Josefina Getirana Neta, parte do estoque colhido aqui em Pedro II, ficará na Agência Transfusional de Sangue após os exames laboratoriais, a disposição da população caso venha a precisar.
Para que o HEMOPI pudesse realizar essa campanha, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II e a própria população que sempre comparece dando demonstração de sua solidariedade com todos que precisam de sangue.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.