MASSAPÊ: Saúde promove palestra e orientação sobre câncer de próstata, veja!

MASSAPÊ: Saúde promove palestra e orientação sobre câncer de próstata, veja!

Médico Cubano Dr. Ariel ministra palestra sobre câncer de próstata | Roberto Carvalho

A Secretaria Municipal de Saúde de Massapê do Piauí promoveu uma serie de atividades voltadas à prevenção do Câncer de Próstata, as atividades acontecerão na UBS – Unidade Básica de Saúde do Município, local onde foi servido um café da manhã ao público presente.

Na oportunidade o médico Dr. Ariel, médico Cubano, ministrou uma palestra com foco na campanha Novembro Azul, a palestra abordou o tema “A importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata”. Este tipo de câncer é o sexto mais comum no mundo e o segundo com maior em incidência nos homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar e alteração ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros, de um modo geral, a taxa de cura é muito boa, bem como a taxa de qualidade de vida, principalmente se a doença for descoberta ainda na fase inicial”, alertou Dr. Ariel.

Dr. Ariel ressalta que devem ser atravessado o preconceito com relação ao exame para diagnosticar a doença, o esclarecimento sobre o câncer de próstata e a conscientização populacional em relação à importância do periódico de próstata, que objetiva detectar a doença em fase inicial e, consequentemente, aumentar a possibilidade de cura, pontuou.

Pesquisas apontam que 1 a cada 6 homens irão ter câncer de próstata, proporcionalmente, esse tipo de câncer acaba se tornando então mais frequente do que o câncer de mama, que é o que mais acomete as mulheres.

Prevenção

A prevenção do câncer de próstata consiste em uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Dr. Ariel alerta também para a diminuição do consumo de álcool e a importância de não fumar. Homens a partir dos 45 anos e homens com histórico familiar da doença devem realizar os exames periódicos, de acordo com a solicitação médica.

Na oportunidade o Dr. Ariel realizou vários atendimentos voltados a diagnosticar a doença, além da consulta à requisição do exame PSA.

Vários outros procedimentos foram realizadoscomo palestra sobre alimentação saudável com anutricionista Dayara e alongamentos com a fisioterapeuta Adelaide e atendimentos de enfermagemcomo verificação da pressão arterial, peso, altura e glicemia.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES