Professores passam por formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professores passam por formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professores passam por capacitação | Lucas Brito

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (17) na colônia de pescadores Z-12 de Luzilândia a III etapa de formação dos educadores que atuam no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um programa do Governo Federal que visa à alfabetização de todas as crianças no máximo até os 8 anos de idade.

O processo de formação dos participantes da oficina teve como coordenadora a professora Jucelene dos Santos Sousa e como orientadores Annatalia da Rocha Lopes, Francilene Vieira Sousa, Ludimila Negreiro Castelo Branco, Valdeci Luís Brito. Os orientadores repassaram informações sobre a temática ?Lúdico na alfabetização e ludicidade em sala de aula?.

A temática ?Gêneros Textuais como suporte para alfabetizar letrando? também foi debatida com os formandos, juntamente com o direito de aprendizagens em matemática, ciências e geografia de uma maneira mais lúdica e dinâmica.

O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Luzilândia. Como coordenadoras do ciclo estão as professora Martiliana Araújo Soares e Ednávia Rodrigues.

Pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

De acordo com a professora Cláudia, cerca de 9% das crianças até 8 anos de idade do Espírito Santo não estão alfabetizadas, número que acompanha a média nacional brasileira. Ela enfatiza que se trata de um índice preocupante: ?Atualmente, convivemos com o fracasso escolar, as escolas estão produzindo semianalfabetos ou não alfabetizados?, explicou Cláudia.

Segundo Cláudia, o Pacto auxilia os professores, oferecendo-lhes, por meio da formação, novos métodos para alcançarem o sucesso escolar dos alunos. Para a professora, o Programa tem como diferencial a oferta de bolsas para os orientadores de estudo e para os professores alfabetizadores participantes.

Saiba mais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: http://pacto.mec.gov.br/



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES