Sisu 2026: superintendente da Seduc dá dicas para estudantes otimizarem a nota do Enem

TV Meio Norte e Secretaria de Educação exibem programa especial Pré-Sisu com orientações aos estudantes

Alunos usando tablets em sala de aula
VIVIANE CARVALHEDO - SUPERINTENDENTE DA SEDUC | Raíssa Morais/MeioNews

A superintendente da Secretaria de Educação, Viviane Carvalhedo, deu algumas dicas para estudantes que vão disputar vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o processo seletivo já iniciam nesta segunda-feira (19).

Em entrevista ao programa Revista da TV Meio Norte, ela afirmou que alguns fatores são decisivos para conseguir um bom resultado no Sisu 2026, dentre eles: a performance do estudante em cada área, o termo de adesão da universidade escolhida e o peso de cada fonte de conhecimento.

“A partir do desempenho que eles (estudantes) tiveram no Enem poderão disputar uma vaga na universidade. Disso depende de vários fatores e variáveis. Qual foi o seu desempenho em cada área do conhecimento? Qual o termo de adesão da universidade e o peso para cada área? A seduc está com o time de consultores para trazer informações chaves para orientar os estudantes ao otimizar a nota do Enem”, disse.

DICAS PRÁTICAS

A superintendente afirmou que os estudantes devem focar no curso em que desejam ingressar na universidade. A partir daí, estratégias devem ser adotadas pelos participantes para aproveitar ao máximo a nota adquirida. Para isso, é preciso se atentar às mudanças na nota de corte ao longo dos dias, aos pesos necessários em cada área e às exigências específicas de cada instituição.

Pré- Sisu - Foto: Arquivo/Meio Norte 

Em parceria com a Secretaria de Educação, a TV Meio Norte está exibindo, nos dias 15 e 20 de janeiro, o programa especial Pré-Sisu, com dicas e orientações aos estudantes que vão disputar vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O programa será dedicado a preparar os estudantes para esse momento decisivo, com uma retrospectiva do trabalho desenvolvido ao longo do Pré-Enem e a participação de especialistas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

INSTAGRAM