Professores do Piauí pedem ao MEC lista de livros para o Enem

Professores do Piauí solicitam lista de livros oficial para Enem 2026 ao MEC. Entenda como a medida pode estimular a leitura e melhorar as notas de redação dos estudantes

Alunos usando tablets em sala de aula
Professores Newton Neto e Wellington Soares | Divulgação

Os professores piauienses, Newton Neto e Wellington Soares, encaminharam um apelo ao ministro da Educação, Camilo Santana, pedindo a criação de uma lista oficial de livros para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026, como forma de estimular a leitura, fortalecer o repertório sociocultural dos estudantes e melhorar o desempenho na prova de redação.

Leia o apelo na íntegra: 

APELO AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO 

Prezado Camilo Santana, 

Brevemente o MEC, por meio do Inep, divulgará o tão aguardado resultado do Enem/2025. Torcemos que tudo ocorra de forma satisfatória, sem contratempos e com os estudantes felizes pelo ingresso no ensino superior. 

Como sempre, a nota de Redação será uma das mais aguardadas das cinco áreas do conhecimento. Afinal, é a prova que está definindo, ao longo dos anos, a entrada dos alunos nas universidades públicas e particulares do país. 

Infelizmente, constatamos que, a cada edição, o desempenho dos estudantes, no tocante à nota máxima de 1000 pontos, vem caindo em termos quantitativos. Para ilustrar, basta citarmos as duas mais recentes: 2023 (60 redações) e 2024 (12 redações), apesar do número de candidatos ter aumentado. 

A falta do hábito da leitura é, falando como professores de Linguagem, a principal causa desse sofrível desempenho dos enenzeiros. Sem dúvida, por impactar negativamente na ausência de uma visão crítica dos problemas nacionais e no emprego correto da nossa maltratada língua portuguesa.

 Não bastasse essa triste realidade, o Brasil perdeu nos últimos quatro anos, segundo a pesquisa “Retratos da Leitura”, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), quase 7 milhões de leitores, resultando no fechamento de milhares de livrarias no país. Logo, incentivar a leitura é medida urgente para fortalecer a educação, a cidadania e o pensamento crítico dos jovens. 

Diante do exposto, vimos sugerir a adoção, tendo por objetivo reforçar o repertório sociocultural da “galera”, de uma lista de livros para o Enem/2026 (um por mês), contemplando autores clássicos e contemporâneos da literatura brasileira, bem como os mais distintos gêneros. 

Sendo o que tínhamos a tratar, aproveitamos o ensejo a fim de parabenizá-lo pelo excelente trabalho à frente do Ministério da Educação. 

Cordialmente, 

Wellington Soares 

Newton Neto

Sugestões dos professores:


INSTAGRAM