MDS lança Portal de Educação Empreendedora com cursos gratuitos; veja como se inscrever

Portal integra o Programa Acredita no Primeiro Passo e oferece capacitação online e presencial com certificado para pessoas em situação de vulnerabilidade social

MDS lança plataforma com cursos voltados ao empreendedorismo | Reprodução
MDS lança plataforma com cursos voltados ao empreendedorismo | Reprodução

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o Portal de Educação Empreendedora do Programa Acredita no Primeiro Passo. A plataforma oferece cursos gratuitos capacitatórios para aqueles que desejam investir em um novo empreendimento. 

O programa é voltado para promover autonomia econômica e contribuir para a geração de renda, especialmente para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. 

COMO TER ACESSO

O conteúdo dos cursos é gratuito, oferecido de forma presencial ou online, e pode ser acessado por todos. Os estudos ofertados abordam temas como a gestão do empreendimento. Além de ter acesso a ferramentas que ajudam a operar o negócio, com direito a certificado de conclusão.

Para realizar a inscrição, o usuário deve acessar o portal, selecionar o curso que deseja e preencher o formulário com as informações solicitadas.

O portal reúne, de forma clara e acessível, as capacitações que já estavam disponíveis nos sites de parceiros do Programa Acredita, como a Aliança Empreendedora, a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID), o Banco do Nordeste, a Rede Mulher Empreendedora (RME) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

EMPREENDEDORISMO CRESCE NO PIAUÍ

Apenas em 2024, o Piauí registrou 30.840 novas empresas, com forte crescimento na formalização de microempreendedores. O empreendedorismo no estado está se expandindo com forte aderência de mulheres que lideram mais de 47% das empresas ativas no estado.

Entre os municípios de destaque estão Teresina, liderando com mais de 5.200 novos registros no 1º trimestre de 2025. Em seguida vem Parnaíba, destaque no norte do estado. Além disso, Picos, Floriano e Barras despontam como polos regionais em crescimento.

O estado também registrou em 2024 a menor taxa de pobreza em 10 anos, com cerca de 280 mil pessoas saindo da situação de pobreza entre 2012 e 2023,  impulsionado por programas sociais e políticas de incentivo ao empreendedorismo, incluindo o aumento da renda na agricultura familiar.


São Paulo

Hoje

--°
Carregando...
--% | -- km/h
--° --°
Carregando previsão...
INSTAGRAM