Um estudante da rede estadual de ensino do Piauí foi aprovado no curso de Medicina e se destacou ao longo da formação por acumular medalhas em olimpíadas do conhecimento. Hélio Henrique da Silva Gomes, de 18 anos, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, garantiu vaga na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), em Parnaíba, por meio do SiSU 2026, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (29).
Hélio Henrique foi aprovado em Medicina na UFDPAR - Foto: Reprodução
Trajetória construída na escola pública
A aprovação é resultado de uma trajetória acadêmica marcada pela participação constante em olimpíadas científicas. Desde cedo, Hélio se envolveu em competições nacionais e regionais, que passaram a integrar sua rotina de estudos ao longo do ensino médio na rede estadual do Piauí.
Filho de uma professora e de um trabalhador autônomo que atua como lavador de carros, o estudante afirma que a escolha pela Medicina veio do interesse pessoal e do desejo de enfrentar um desafio acadêmico.
“Eu e minha família estamos muito felizes. Essa aprovação é resultado de tudo o que vivi a partir das oportunidades da escola com as olimpíadas, o intercâmbio e o apoio dos meus pais”, relatou.
Hélio foi bicampeão consecutivo do TME² - Foto: Eliaquim de Paula
Medalhas e dedicação aos estudos
Nas horas vagas, além de atividades de lazer e do interesse pela música, ele toca teclado e violão, Hélio dedicava tempo aos estudos voltados para competições acadêmicas.
“Bem, além de atividades de lazer, eu gostava bastante de estudar para a Olimpíada de Matemática, a OBMEP”, contou.
O empenho rendeu resultados expressivos: medalhas de ouro nacionais na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e duas medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Ele também obteve conquistas em competições como o Canguru de Matemática e o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²).
Experiência internacional
O desempenho acadêmico levou Hélio a ser selecionado, em 2025, para o intercâmbio educacional “Do Piauí para o Mundo”, voltado a estudantes de destaque da rede estadual. O programa proporcionou uma experiência educacional nos Estados Unidos.
“O intercâmbio para os EUA foi uma experiência única. Conviver com outra metodologia de ensino, ampliar meu repertório cultural e ter contato com novas formas de aprender me ajudou a ter mais segurança nos estudos, especialmente no período de preparação para o Enem”, explicou o estudante.
Hélio Henrique da Silva Gomes foi fazer intercâmbio nos EUA através da Seduc - Foto: Arquivo Pessoal
Reconhecimento da comunidade escolar
A aprovação foi celebrada pela comunidade do CETI Augustinho Brandão. O diretor da escola, Darkson Vieira, destacou o trabalho coletivo desenvolvido na unidade.
“Temos docentes que se dedicam muito em sala de aula, acompanham de perto os estudantes e acreditam no potencial de cada um. A aprovação do Hélio também é fruto do empenho diário dos professores”, afirmou.