Alunos da rede estadual do Piauí se destacam nas pontuações da redação do Enem 2025

Alunos da Seduc-PI se destacam na prova e reforçam resultados da educação pública no estado

Alunos usando tablets em sala de aula
Alunos da rede estadual do Piauí alcançam até 960 pontos na redação do Enem 2025 | Reprodução

Alunos da rede estadual do Piauí conquistaram resultados expressivos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, com notas que chegaram a 960 pontos. Os desempenhos foram divulgados nesta sexta-feira (16), quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou as notas oficiais do exame.

Destaques na redação

Em Teresina, Thalysson Evangelista, do CETI José Pacífico de Moura Neto, também alcançou 960 pontos na redação. O estudante tem trajetória marcada por premiações acadêmicas, como a medalha de ouro no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), além de ter sido intercambista do programa Do Piauí Para o Mundo, com experiência nos Estados Unidos.

Thalysson Evangelista, alcançou 960 pontos na redação do Enem - Foto: Reprodução/Instagram Seduc

Também em Teresina, outro desempenho expressivo foi o de Luiz Felipe, estudante do CETI Professor José Amável, que alcançou 960 pontos na redação do Enem 2025. O resultado reflete uma trajetória marcada por dedicação e participação em ações pedagógicas da rede estadual, como o Laboratório de Redação. O aluno também é medalhista de prata na Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc LEM), reforçando o destaque entre os estudantes da Seduc no exame.

Luís Felipe Ferreira alcançou 960 pontos na redação do Enem - Foto: Reprodução/Instagram Seduc

Outro destaque foi Ana Luísa Portela, do CETI Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior, no Norte do estado. A estudante obteve 960 pontos na redação. Além do bom desempenho no Enem, ela contou com o suporte das revisões do Pré-Enem Seduc, da Plataforma do Canal Educação e participou do Laboratório de Redação, que contribuiu para o aprimoramento da escrita.

Ana Luísa Portela alcançou 960 pontos na redação do Enem - Foto: Reprodução/Instagram Seduc

Educação pública em evidência

Os resultados obtidos pelos estudantes reforçam o desempenho da rede estadual de ensino e evidenciam o impacto de políticas educacionais voltadas à preparação para o Enem, como o Pré-Enem Seduc, ações de reforço pedagógico e incentivo à participação em olimpíadas científicas.

A redação é considerada uma das provas mais decisivas do Enem, sendo a única em que o candidato pode atingir a nota máxima de mil pontos, o que amplia as chances de acesso ao ensino superior.

Consulta das notas

Os estudantes podem consultar as notas do Enem 2025 diretamente no site do Inep, por meio da Página do Participante, utilizando login com CPF e senha cadastrados no sistema.

Enem e acesso ao ensino superior

As notas do Enem são utilizadas como critério de seleção para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite aos candidatos concorrerem a vagas em instituições públicas de ensino superior. No processo, o estudante escolhe até duas opções de curso, e a classificação ocorre de acordo com a nota obtida e a concorrência.

Vagas do Sisu 2026 no Piauí

Para o Sisu 2026, o Piauí ofertará mais de 11 mil vagas em instituições públicas. As oportunidades estão distribuídas entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), com 5.374 vagas; a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com 4.260; a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), com 1.136; e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), com 557 vagas.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026. O período marca a oportunidade para que estudantes transformem o desempenho no Enem em acesso ao ensino superior e em novas perspectivas de futuro.

São Paulo

Hoje

--°
Carregando...
--% | -- km/h
--° --°
Carregando previsão...
INSTAGRAM