A Associação de Moradores do Três Andares, localizada na zona Sul de Teresina, vem ampliando o acesso da comunidade a cursos profissionalizantes, atividades culturais e ações voltadas à terceira idade. Em uma região marcada por vulnerabilidade social, o espaço oferece formação gratuita em áreas como inglês, agente de portaria, empreendedorismo e atendente de farmácia, além de promover lazer e integração social.

O trabalho desenvolvido tem impacto direto na autoestima dos participantes, na melhoria da qualidade de vida e no fortalecimento do sentimento de pertencimento comunitário. A iniciativa conta com o engajamento de voluntários, lideranças locais e parcerias institucionais.

Qualificação profissional

A proposta da associação é criar oportunidades dentro da própria comunidade, facilitando o acesso à formação e estimulando o crescimento pessoal e profissional.

O presidente da entidade, Francinaldo de Sousa, explica que o objetivo é ampliar oportunidades para todas as faixas etárias.

“De cursos para a comunidade, ela vem através da boa vontade da gente querer dar oportunidade para os jovens, também para os adultos e as crianças. Nas nossas atividades aqui diárias, a gente tem realização de projetos também para os idosos jogando cartas e baralhos, o pessoal da terceira idade.”

Diariamente a associação promove jogos de baralho para os idosos - Foto: Tv Meio Norte

Ele reforça que o trabalho vai além da capacitação técnica:

“O que a gente quer fazer é fazer a diferença dessas oportunidades para que os jovens e o adulto possam se sentir representados como cidadãos e cidadãs.”

Francinaldo também relembra a ligação afetiva com o espaço, que existe há mais de 40 anos:

“Isso aqui, eu me sinto muito bem nesse espaço, porque eu era criança e esse espaço já existia, e eu brincava aqui dentro. Quando nós pegamos esse espaço, era um espaço que não tinha atividade nenhuma, e a gente foi com a vontade de querer fazer, com a vontade de querer construir, de fazer algo diferente. Plantar a semente para colher frutos no futuro.”

Francinaldo de Sousa, presidente da associação - Foto: Isadora Loiola

Oportunidade perto de casa

Moradora do bairro há quatro anos, Maria José já concluiu dois cursos na associação: recepcionista hospitalar e atendente de farmácia. Atualmente desempregada, ela destaca a importância da qualificação gratuita próxima de casa.

E aí é muito bom porque você aprende, tem novos conhecimentos. Aprender mais sempre é bom.

Ela ressalta ainda a comodidade do acesso:

Quando dá eu estou sempre presente, mas às vezes tem alguma coisa e não estou sempre presente, mas quando dá eu venho

Para ela, os certificados representam novas possibilidades:

“É correr atrás do trabalho e colocar currículo”


Maria José recebendo o certificado do presidente da associação - Foto: TV  Meio Norte

Educação para o futuro

Entre os projetos oferecidos está o curso de inglês para crianças, jovens e adultos, incluindo a turma infantil.

O professor Carlos Alberto explica a importância da formação:

“Esse projeto é muito importante para a comunidade porque ele inclui jovens, adultos e também essa é a turma kids, a turma de crianças, que precisa muito desse inglês para o seu futuro.”

Professor Carlos Alberto - Foto: Isadora Loiola

Ele destaca que o objetivo é desenvolver todas as habilidades linguísticas:

“Vai capacitar com que eles aprendam a falar, a escrever, a ler, a escutar em inglês e ter as habilidades envolvidas para que o futuro deles possa estar bem preparado.”

A estudante Carla Cibele, de 9 anos, também reconhece a importância das aulas:

“Eu gosto muito de estar aqui porque vai ser importante para o meu futuro. Porque se eu viajar para um lugar que precisa falar inglês, eu vou entender.”

Carla Cibele de ( anos estuda inglês na associação - Foto: Isadora Loiola

Lazer e convivência

Diariamente, às 17h, a associação promove jogos de baralho para os idosos, atividade que funciona como momento de lazer, socialização e estímulo cognitivo.

O aposentado Gregório Andrade, motorista de ônibus por 30 anos, participa todos os dias.

“Não, isso aqui é uma coisa que vai ficar pra sempre, entendeu? É uma geração que hoje a gente tem muito que agradecer. Muitos já se foram, né? E ainda a gente aqui, estamos aqui pra contar a história, né?”

Gregório Andrade, motorista de ônibus por 30 anos, participa diariamente - Foto: Isadora Loiola

Além dos jogos, o espaço também desenvolve aulas de dança, forró e atividades culturais em praças do bairro, fortalecendo os vínculos comunitários. 

A Associação de Moradores do Três Andares funciona na Rua Orguimar Monteiro, 3174, ao lado da UBS do bairro Três Andares, na zona Sul de Teresina.

Associação do Três Andares transforma vidas de moradores com cursos e lazer - Foto: Isadora Loiola/Meionews