Últimas Adulto Famosos Arte e Fest BBB19 BBB20 BBB21 BBB22 BBB23 BBB24 Vitrine Novelas A Fazenda 16 BBB25 A Fazenda 17 Horóscopo BBB26
Famosos

Ricardo Schnetzer, voz de Tom Cruise no Brasil, morre aos 71 anos

Schnetzer havia sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que afeta progressivamente o sistema nervoso e causa paralisia motora irreversível

O ator e dublador Ricardo Schnetzer morreu nesta semana, no Brasil, aos 71 anos, e teve a perda confirmada por colegas da área nas redes sociais, onde homenagens foram publicadas para lembrar sua trajetória e importância para a dublagem nacional, marcada por personagens icônicos e pela atuação como professor, após enfrentar complicações da esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Homenagens e despedidas

"Mais um Mestre da Dublagem migra para o Plano Espiritual. Eu tive o privilégio de ser aluno dele no curso da Dublemix. Esse craque também faz parte da minha história profissional. E ele dispensa apresentações, pois o currículo de personagens diz por si só. Ricardo Schnetzer, senhoras e senhores! E até a próxima escala, Professor! "

A notícia foi lamentada por diversos nomes da dublagem nas redes sociais. Schnetzer havia sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que afeta progressivamente o sistema nervoso e causa paralisia motora irreversível. Em janeiro, foi aberta uma vaquinha online para ajudar no tratamento do artista, com meta de R$ 200 mil, que arrecadou pouco mais de R$ 118 mil.

Nascido no Rio de Janeiro em 13 de abril de 1953, Ricardo Schnetzer iniciou a carreira na década de 1970 e construiu um currículo marcante no cinema e na televisão. Sua voz ficou eternizada em personagens como Tony Montana (Al Pacino) em Scarface, Maverick (Tom Cruise) em Top Gun: Ases Indomáveis, Edward Lewis (Richard Gere) em Uma Linda Mulher e Carlos Daniel (Fernando Colunga) na novela mexicana A Usurpadora.

Na animação, Schnetzer também deixou sua marca ao dublar personagens queridos de diferentes gerações, como o Capitão Planeta, o arqueiro Hank de Caverna do Dragão, o vilão Slade de Jovens Titãs e Albafica de Peixes em Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas, consolidando um legado que atravessa décadas e formatos do entretenimento.