Maria Berklian, famosa pelo meme “tá barato”, morreu nesta segunda-feira (11), aos 87 anos. A informação foi confirmada pela Igreja Apostólica Armênia do Brasil, onde ela era membro ativa. O velório será realizado nesta tarde, na Catedral Armênia São Jorge, no Bom Retiro, em São Paulo.
Com mais de 2,5 milhões de seguidores no TikTok, Maria viralizou ao mostrar passeios por shoppings de luxo. Entre uma loja de grife e outra, comprava peças caríssimas justificando com seu bordão “tá barato”. Em um único passeio, chegava a gastar até R$ 200 mil em marcas como Chanel, Dolce & Gabbana e Balenciaga.
A fama nas redes começou entre 2020 e 2021, quando vídeos gravados por familiares passaram a mostrar suas compras e estilo extravagante. Vaidosa e apaixonada por joias, a influenciadora logo ganhou o apelido de “Rainha do Brasil” nas redes sociais.
Apesar de boatos de que seria parente de Dom Pedro I, o neto Eduardo Berklian afirmou ao G1 que a história era apenas uma brincadeira, porem os gastos de Berklian eram reais. A causa da morte não foi informada, mas em maio ela havia sido internada com influenza e pneumonia.
Maria nasceu e cresceu em São Paulo, filha de imigrantes armênios que chegaram ao Brasil em 1920. Começou a trabalhar ainda na adolescência como costureira e feirante. Após o casamento, ela e o marido construíram uma rede de supermercados, vendida há cerca de 30 anos. Desde então, vivia do aluguel de imóveis, garantindo conforto para toda a família.