Os desfiles preliminares do Miss Universo 2025 acontecem nesta quarta-feira (19), às 9h, nas redes sociais oficiais do concurso, onde a brasileira Maria Gabriela Lacerda, de 24 anos, representa o país na competição. A etapa acontece porque é a partir dela que são definidas as notas das candidatas, por meio de entrevistas e desfiles, indicando como cada uma avança no ranking.
etapas classificatórias
A fase preliminar conta com três momentos, segundo o especialista em concursos de beleza Eliezer Junior: a entrevista, já realizada, além dos desfiles em traje de banho e de gala. Ele explica que a conversa com a banca tem grande peso no resultado final.
Sobre a entrevista, o especialista esclarece: "É como se fosse uma entrevista de emprego mesmo, em que as candidatas vão falar com a banca examinadora tudo o que for perguntado. Então, o foco, principalmente, é no projeto social que cada uma tem e em quem elas são de verdade.” Ele também reforça que “A Miss não precisa ser só bonita; ela tem que ter também conexão com o público, pois vai representar todo o mundo”.
As notas obtidas na entrevista se somam às dos desfiles realizados nesta quarta. A soma determina as 30 semifinalistas. “Essas 30 serão chamadas na noite final para continuar o concurso. As outras já estão desclassificadas”, enfatiza Eliezer. Ele lembra que, mesmo desclassificadas, todas as participantes se apresentam brevemente na noite final, mas apenas as selecionadas seguem na competição.
Neste ano, o Miss Universo terá mudanças no formato. Após o anúncio das 30 semifinalistas, elas voltam a desfilar em traje de banho, mas apenas 12 avançam. O Top 12 desfila em traje de gala e passa por um novo corte até o Top 5.
Depois disso, ocorre a rodada de perguntas e respostas que define o Top 3. A etapa final inclui mais uma rodada decisiva, que determina a nova Miss Universo. “Então, é de suma importância a etapa preliminar, porque vai juntar todas as notas. Essas notas são guardadas a sete chaves e somente na grande final ao vivo o público terá conhecimento sobre o Top 30", conclui o especialista.