A atriz venezuelana Gaby Spanic foi alvo de xenofobia do ator Fernando Sampaio, após uma discussão dentro do reality show “A Fazenda 17”, exibido pela Record TV, na noite de segunda-feira (6). O episódio ganhou proporção fora do programa depois que o advogado da artista, Diego Figueiredo Ferreira, publicou uma nota de repúdio nas redes sociais, destacando que medidas legais já estão sendo tomadas.
Briga dentro do reality
A confusão começou durante uma dinâmica de apontamento entre os peões, quando Fernando afirmou que Gaby “deveria voltar para o seu país”. A fala provocou a reação imediata da intérprete de Paola Bracho, que rebateu o comentário em rede nacional.
“Obrigada Brasil, eu sou venezuelana e quero agradecer profundamente o Brasil por aceitar muitos venezuelanos aqui. Muitos tiveram que sair do seu país por situações que todos conhecemos. E segundo, quero esclarecer que esse senhor que quer que eu saia daqui está sendo xenofóbico comigo”, disse Gaby, visivelmente abalada.
Nota de repúdio publicada nas redes
Poucas horas depois, a equipe jurídica da atriz se manifestou publicamente sobre o caso. “É com profundo repúdio que nos manifestamos contra qualquer ato de xenofobia direcionado à atriz venezuelana Gaby Spanic, atual participante de A Fazenda 17*”, iniciou o advogado.
Na nota, o representante reforçou que Gaby veio ao Brasil de forma “legal e transparente”, motivada por uma proposta profissional. “Com uma sólida carreira no México, onde sua última novela foi exibida no início deste ano, Gaby decidiu fazer uma pausa em seus compromissos para contribuir com seu talento no Brasil”, afirmou.
O texto também destacou o impacto positivo da presença da artista no país. “Assim como os mais de 350 mil imigrantes que escolheram São Paulo para trabalhar e impulsionar sua economia, Gaby cumpre rigorosamente suas obrigações legais e tributárias, contribuindo ativamente para o fortalecimento econômico da cidade e do país”, pontuou o advogado.
Ferreira acrescentou que, de forma indireta, a participação de Gaby no reality “projeta o programa em nível internacional, ampliando a visibilidade e o prestígio tanto do programa quanto do Brasil”.
Ainda na declaração, o representante da atriz ressaltou a importância da presença de Gaby no cenário cultural brasileiro. “Sua presença não apenas enriquece o cenário cultural brasileiro, mas também fortalece a imagem do país no exterior, revelando ao mundo a diversidade, hospitalidade e pluralidade que definem o espírito do nosso povo”, destacou.
Medidas legais e denúncia formal
Diego Figueiredo Ferreira também afirmou que as medidas cabíveis já estão sendo tomadas. “Qualquer tentativa de desmerecer sua presença no Brasil com comentários xenofóbicos ou discriminatórios é inaceitável e afronta os valores de respeito e inclusão que regem nossa sociedade. Todas as medidas legais cabíveis, tanto na esfera cível quanto na criminal, já estão sendo adotadas”, informou.
Na legenda da publicação, os administradores das redes sociais de Gaby informaram que o caso foi denunciado à Delegacia da Diversidade de São Paulo (DECRADI), órgão responsável por registrar e investigar crimes de intolerância, como discriminação por origem, raça, religião ou orientação sexual.
“Sabemos que em reality show estratégias de jogo fazem parte da dinâmica, mas nunca devem ultrapassar os limites do respeito, da lealdade e da dignidade humana. Quando o entretenimento dá lugar à ofensa e ao preconceito, o jogo perde o sentido — e a sociedade, o respeito”, finalizou a equipe.