Últimas Adulto Famosos Arte e Fest BBB19 BBB20 BBB21 BBB22 BBB23 BBB24 Vitrine Novelas A Fazenda 16 BBB25 A Fazenda 17 Horóscopo
Adulto

Quanto dura uma relação sexual no Brasil, em média? Número pode impressionar

De acordo com especialista, tempo começa a ser contado antes da penetração; entenda

Cada relação sexual tem sua peculiaridade e varia de acordo com as preferências de cada pessoa. Apesar disso, os especialistas utilizam médias e números gerais para identificar os padrões predominantes nas atividades sexuais.

Em relação à duração, a psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo explica que a média fica em cerca de 15 minutos. Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, Carmita ressalta que o tempo da relação pode sofrer variações.

Segundo o que a gente observa mais frequentemente pelos relatos, a relação sexual tem uma duração muito variável. Ela pode durar desde alguns poucos minutos podendo, em casos raros, ultrapassar uma hora ou mais. Mas a média no Brasil costuma ser em torno de 15 minutos, destaca.

Preliminar conta?

 A especialista também destaca que o Brasil se iguala a outros países nesse número. "Esses dados são muito compatíveis com o que acontece em vários lugares do mundo", explica. Mas não se engane! As preliminares estão contabilizadas dentro desses 15 minutos!

O que varia muito são as preliminares. Elas podem ser mais longas, especialmente quando as mulheres estão em uma iniciação sexual ou quando estão mais velhas e necessitam de mais estímulo para a lubrificação. Nesses casos, o ato costuma ser mais longo, detalha. 

Start no cronômetro

De acordo com a especialista, a relação sexual é iniciada "oficialmente" antes mesmo do primeiro beijo. "Geralmente, esse tempo começa a contar, de forma geral, desde o primeiro contato físico, ainda nas carícias, abraços ou beijos", pontua.

"Mas, às vezes é até antes do beijo, como uma aproximação física. Podemos dizer que tudo aquilo que está levando para a concretização do ato são as preliminares e portanto fazem parte deste ato", pondera.

Carmita reforça que a penetração não representa a totalidade do ato sexual. "Não se está falando do 'ato penetrativo'. A penetração é a consumação do ato, mas não o ato como um todo", defende ela. Ainda nesse sentido, um estudo feito com homens aponta que a média de tempo em que há penetração sem ejaculação é de 5 minutos e meio.

Mas lembre-se: independente da duração da atividade sexual, o uso de preservativos é fundamental.