Clube de corrida movimenta centenas de alunos no Piauí com assessoria e auxílio
Profissional reforça a importância do treinamento para competições e o impacto de uma boa assessoria de corrida para alcançar bons resultados nas provas
O Clube de Corrida do Piauí tem atraído centenas de alunos, oferecendo serviço de assessoria de corrida para aqueles que desejam iniciar no esporte com segurança. Em entrevista ao programa Revista Meio da TV Meio Norte, com a jornalista Elen Sales, nesta sexta-feira (12/09), o coordenador e assessor do Clube de Corrida do Piauí, Mauricio Pacheco, destacou a importância do acompanhamento para quem quer incorporar a corrida à rotina.
Segundo Mauricio, o principal objetivo da assessoria é garantir segurança nas atividades. "A assessoria faz o acompanhamento desde a parte inicial, até o desenvolvimento para participar de eventos e provas. A corrida visa a segurança dentro do esporte. A corrida, assim como outros esportes, também pode gerar lesões. É interessante ter acompanhamento, porque é um esporte para longo prazo", explicou.
Os atletas têm buscado esses serviços cada vez mais. A corredora Creusa Rodrigues, que pratica corrida há quase sete anos, é um exemplo prático de como esse auxílio pode concretizar objetivos.
Mauricio Pacheco e Creusa Rodrigues no programa Revista Meio (Foto: Raíssa Morais/ Meio News)
"Tenho quase sete anos de corrida. Hoje a corrida é minha qualidade de vida. Comecei para espairecer, esquecer os problemas e o estresse. Coloquei metas e, hoje, essas metas seguem aumentando. Eu treino para correr as maiores maratonas do mundo e treino para elas. Eu tive o incentivo de ir para Buenos Aires e eu fui."
Apoio e cuidado
A atleta destacou a importância do acompanhamento da assessoria como fundamental, pois, segundo ela, foi crucial para alcançar bons resultados nas provas. Hoje, Creusa, que começou em 2018, é referência no esporte. Ela começou correndo dois quilômetros e, atualmente, já completou quatro maratonas oficiais de 42 km e 12 de 21 km, além de colecionar provas nacionais e internacionais.
"Eu tive incentivo. Mauricio é o meu treinador, nós treinamos muito e fizemos uma prova linda. Superação. A umidade de lá era muito alta, diferente do que estou acostumada aqui. Ainda assim, entreguei um tempo de três horas e 45 minutos. Eu procuro me planejar para chegar ao menos um dia antes, para me adaptar ao local, faço treino e sigo a alimentação. Em todos os lugares, a alimentação era bem diferente." disse a mulher também reforçou a importância do acompanhamento da assessoria, que, segundo ela, foi crucial para alcançar bons resultados nas provas.
Mauricio comentou o impacto do trabalho na motivação dos alunos. "A gente se motiva muito. Vamos batalhando para conhecer novos lugares e fazer com que esses alunos conheçam outros roteiros. Acabamos formando pelotões desde os iniciantes, que se espelham nos veteranos, conhecendo regiões diferentes", disse.
Esporte acessível
Para o profissional, a corrida é um esporte democrático e representa qualidade de vida. "Para você começar, é fácil se desenvolver. Um tênis para prática e um parque fora de casa já trazem facilidade. Tenho percebido benefícios não só fisiológicos, como qualidade de sono e organismo funcionando melhor, mas também na questão mental", disse Mauricio.
Ele acrescentou: "Acredito que, devido às sequelas pós-pandemia, a questão mental vem fazendo com que a gente busque equilibrar o emocional e a vida diária."
A partir da consciência de que as atividades físicas ajudam a melhorar a qualidade de vida, desenvolve-se também o interesse por outras modalidades e o clube já vem registrando esses avanços entre seus integrantes. "Nós temos uma atleta que é competidora de beach tênis e também corre com a gente. Ela desenvolve ganho aeróbico e, a partir daí, evolui bem e sofre menos.
Para Mauricio a pratica é aliada direta da saúde mental. "A corrida nos salva todos os dias, principalmente a saúde mental", completou.
CORRER É ABRAÇAR A QUALIDADE DE VIDA
A TV Meio Norte, promove a primeira edição da Corrida Meio Norte no dia 19 de outubro, às 6h, na Avenida Marechal Castelo Branco, em comemoração ao aniversário do Piauí. As provas serão de 2 km, 5 km e 10 km, inclusivas e pet friendly.
Para realizar a inscrição, basta acessar o site oficial da prova.