Tudo sobre as eleições 2022 no Piauí
notas
“Motivo de orgulho nacional”, diz procurador regional eleitoral do Piauí sobre as eleições
O Procurador Regional Eleitoral do Piauí, Dr. Marco Túlio Lustosa Caminha, disse em coletiva de imprensa na noite deste domingo (02), que as eleições no Estado, no geral, tiveram poucas ocorrências. Ele relatou que houve boca de urnas, apreensão de pessoas em indícios de compra de votos, além de transporte ilegal de eleitores.
Além disso, houve um homicídio em Santa Cruz dos Milagres, mas a ligação com o processo eleitoral ainda está sendo apurada. Para o procurador, as eleições piauienses foram motivo de orgulho nacional.
“As ocorrências no geral foram poucas, considerando o contexto geral das eleições. Eu diria que recebemos, sim, por conta desse trabalho dos promotores do interior, das policias, rebemos algumas ocorrências sim que serão apuradas. Ocorrência de boca de urna em Oeiras, Corrente, tudo isso será apurado. Ocorrências de busca em apreensão em Capitão de Campos na casa de duas vereadoras, com indícios de compra de votos. Boca de urnas em várias cidades; apreensão de três pessoas em derramamento de santinhos, numa quantidade bem menos do que poderia ter acontecido, mas aí tem o trabalho preventivo. O derramamento é crime eleitoral que acontece na véspera de eleição e é um ato de propaganda ilícita. Tudo vai ser apurado a questão criminal 7 pessoas foram presas por transporte ilegal de eleitores. Houve a informação de um caso de homicido em Santa Cruz dos Milagres, mas não há confirmação de ligação com o processo eleitoral. No geral, a gente está feliz e satisfeito com o que apurou e a forma como foi feito o processo eleitoral no Estado do Piauí. Motivo de orgulho nacional", pontuou.
Piauí registra 101 ocorrências com urnas eletrônicas
Segundo informações do Sistema Ocorre JE do Tribunal Superior Eleitoral, divulgas às 18 horas, até o momento 101 ocorrências com urnas eletrônicas foram registradas. Os principais problemas apresentados foram: terminal do eleitor e do mesário sem funcionar, impressora solta ou mal encaixada, biometria sem realizar, urna sem funcionar, bateria em nível crítico, entre outros.
51 urnas foram substituídas.
As ocorrências foram registradas nos seguintes municípios: Ilha Grande, Parnaíba, Oeiras, Santa Rosa do Piauí, Piracuruca, José de Freitas, Jerumenha, São Pedro do Piauí, Canto do Buriti, Jacobina do Piauí, Paulistana, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Fronteiras, Morro do Chapéu do Piauí, Esperantina, Angical do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Porto, Teresina, Eliseu Martins, Capitão de Campos, Boqueirão do Piauí, Pimenteiras, Nossa Senhora de Nazaré, Campo Maior, Nazária e São Braz do Piauí.
Ocorrências Policiais
De acordo com o Comitê de Segurança das Eleições 2022 do TRE-PI, ocorreu uma apreensão em decorrência da distribuição de santinhos em São Miguel do Fidalgo, termo judiciário de Oeiras (94ª Zona Eleitoral); uma ocorrência relacionada a porte de aparelho de telefonia celular que pode comprometer o sigilo da votação em Fronteiras e ocorrência em Alegrete por suspeita de compra de votos.
Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI, com informações dos Cartórios Eleitorais, da Secretaria de Tecnologia da Informação - STI e do Comitê de Segurança das Eleições 2022 do TRE-PI.
Fórum justifica demora no início da apuração no Piauí
O diretor do Fórum Eleitoral de Teresina e Juiz da 98 Zona Eleitoral de Teresina, Dr. Antonio Soares dos Santos, disse em coletiva de imprensa no TRE - PI, que o dia 2 foi de emoção, requerimento compreensão. "Não se pode dizer que foi um mar de rosa, o eleitor tinha que escolher cinco candidatos", disse.
Ele disse que funcionamento das urnas foi salutar e não houve situação que venha macular processo. Um total de 51 urnas foram substituidas em todo estado em Teresina e algumas cidades, como oeiras, parnaiba, campo maior, nazaria, dentro outras.
Em Teresina apenas 2 urnas foram trocadas. A comissão de segurança sinalizou que houve prisão por entrega de santinhos em São miguel do Fidalgo, prisão por compra de votos. Ele afirmou que não houve qualquer representação a respeito das urnas.
O magistrados disse que esteve a postos e não verificou qualquer irregularidades. O resultado ainda não começou a ser apurado, pois ainda deve ter algumas pessoas votando e por isso ainda não tem os primeiros resultados.
Boletins de urna em Piripiri
Boletins de urna na Unidade Escolar Antônio Ferreira Neto, em Piripiri.
Seção 191, 95 e 94
Governador
Rafael Fonteles 93 votos
Sílvio Mendes 98 votos
Presidente
Jair Bolsonaro 74 votos
Lula 131 votos
Senador
Joel Rodrigues 105
Wellington Dias 73 votos
Seção 27
Senador
Joel Rodrigues 90 votos
Wellington Dias 99 votos
Governador
Rafael Fonteles 114 votos
Sílvio Mendes 92 votos
Presidente
Lula 142 votos
Bolsonaro 54 votos
Seção 108
Governador
Rafael Fonteles 113 votos
Sílvio Mendes 88 votos
Senador
Joel Rodrigues 87 votos
Wellington Dias 102 votos
Boletins de urna em Teresina e Campo Maior
Ainda no CETI Professor Darcy Araujo, os números da seção 144 foram divulgados.
Senado:
Joel Rodrigues 218 votos
Wellington Dias 89 votos
Governo do Estado:
Rafael Fonteles 112 votos
Silvio Mendes 211 votos
Presidência:
Lula 133 votos
Bolsonaro 164 votos
Já em Campo Maior, na seção de número 56, para senador, Joel Rodrigues teve 138 votos e Wellington Dias 95 votos. Para governador, Silvio Mendes teve 124 votos e Rafael Fonteles 118 votos. Já para presidência, Lula teve 178 votos e Bolsonaro teve 66.
Já de volta em Teresina, na Escola Antônio Gayoso, no bairro São Joaquim, um novo boletim de urna da seção 305 aponta Lula com 214 votos e Bolsonaro com 79. Para o governo, Rafael Fonteles teve 149 votos e Silvio Mendes 132 votos. No senado, Joel Rodrigues teve 158 votos e Wellington Dias 123.