Tudo sobre as eleições 2022 no Brasil
notas
No exterior, votação para presidente foi encerrada em 59 países
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou a lista de países em que já foi encerrada a votação de brasileiros para a Presidência da República. Até 12h deste domingo, 2, a eleição já havia terminado em 59 países. Segundo a autoridade eleitoral, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior neste ano, um número 39,21% superior em relação a 2018, quando ocorreram as últimas eleições gerais.
A corte eleitoral informou ainda que a divulgação oficial dos resultados só ocorrerá a partir de 17h, horário de Brasília, quando for encerrada a votação em todo o País. "Mas é importante lembrar que os resultados em cada seção eleitoral podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna" destacou o boletim.
Confira a lista de países onde a votação para presidente já foi encerrada:
África do Sul
Alemanha
Arábia Saudita
Austrália
Barein
Bélgica
Bulgária
Catar
China
Hong Kong (Província da China)
Chipre
Coreia do Sul
Dinamarca
Egito
Emirados Árabes Unidos
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Filipinas
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
India
Indonésia
Irã
Israel
Itália
Japão
Jordânia
Kuwait
Líbano
Luxemburgo
Malásia
Moçambique
Namíbia
Nepal
Noruega
Nova Zelândia
Omã
Palestina
Polônia
Quênia
República Tcheca
Romênia
Rússia (Federação Rússia)
Singapura
Suécia
Suíça
Tailândia
Taiwan
Tanzânia
Timor Leste
Turquia
Vietnã
Zâmbia
Imprensa internacional cita chance de vitória de Lula no 1º turno
Veículos da imprensa internacional que cobrem a disputa estão de olho nas eleições brasileiras. Jornais dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Argentina e Catar explicam a corrida presidencial no país e destacam a polarização entre os dois candidatos favoritos ao cargo: Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).
A imprensa também discute quais as chances de o Brasil ter um presidente eleito ainda neste domingo e o receio de que, em caso de eventual derrota de Jair Bolsonaro, haja reação semelhante à de Donald Trump, quando não foi reeleito nos Estados Unidos.
Eleitores postam fotos de boletins de urnas no exterior com resultado da votação nas seções
A votação das eleições de 2022 já terminou em países da Ásia, Oceania e Europa, e fotos dos boletins de urnas desses locais começaram a ser postadas na internet.
A partir dessas fotos, a reportagem acessou esses boletins por meio da leitura do QR Code de cada um deles pelo aplicativo do TSE Boletim na Mão, que confirma que o documento é autêntico, e informa o número oficial de votos registrados em cada urna.
Os documentos mostram a votação individual em cada candidato e os votos que eles receberam naquela seção específica (não em todo o país), além dos votos para cada partido político, os votos nulos e os votos em branco.
TSE diz que filas estão dentro do normal e que quem chegar até as 17h vai votar
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, afirmou há pouco que as filas registradas em algumas seções eleitorais no país estão dentro da normalidade, e que quem estiver aguardando nos locais até as 17h conseguirá registrar seu voto.
"A votação tem sido realizada de maneira tranquila, harmoniosa", disse ele em entrevista coletiva. "Algumas filas, como sempre ocorre no período pré-almoço, das 11h30 às 13h30, mas isso também dentro da normalidade. Obviamente, todos os eleitores e eleitoras que chegarem até as 17h votarão, serão distribuídas senhas aos eleitores que chegarem até as 17h para que se complete normalmente as eleições".
Eleitores de várias cidades do país relataram longas filas para votar. Moraes afirmou que só será possível determinar se a espera é causada por uma menor taxa de abstenção ou por problemas na biometria após o encerramento da votação. Resultado sai ainda hoje. O ministro garantiu que o resultado da apuração será conhecido ainda hoje, mas não se comprometeu com um horário.
"Não dá para falar um horário, porque se muda em 15 minutos, é 'olha, está atrasando'. Mas hoje, eleitores e eleitoras saberão aqueles que foram votados, os resultados para presidente, governador, deputados estaduais, federais e senadores", declarou.
1.420 urnas foram trocadas até fim da manhã, diz TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou balanço parcial que mostra que, até as 11h40 deste domingo (7), 1.420 urnas eletrônicas haviam sido substituídas nas zonas eleitorais de todo o país.
Esse número corresponde a 0,27% do total de 472.075 urnas eletrônicas disponibilizadas para a votação.
O balanço do TSE também apontou que, até as 11h40, nenhuma seção eleitoral havia tido a necessidade de recorrer ao sistema de votação manual.