Segundo dia do Enem 2020
notas
Candidatas reclamam da falta de questões sobre fisioquímica, vacinas e doenças
As candidatas Ana Luisa, de 18 anos e Yluscka Ravena, de 19 anos, que disputam vagas para o curso de Direito, disseram que as provas de Ciências não contemplaram questões sobre Fisioquímica, doenças e a diferença entre vacina e soro. "Caiu uma questão sobre mutação do genes e genonina, a junção das duas em uma planta que está sendo pesquisada para a cura da Aids", afirmou Yluscka Ravena.
Ana Luisa disse que a prova de Física tinha questões sobre Elétrica, Eletromagnetismo, resistência, fenômeno ondulatório e interferência de sons. "Na prova de Biologia tinha questões de Genética e na Matemática muita regra de três, mas não caiu nada de vacinas", falou Ana Luisa.
Estudo clássico foi exigido em matemática e física e descobertas feitas durante a exploração de petróleo no pré-sal foram temas de biologia
O candidato do Enem Leonardo Vinícius, de Teresina, disse que gostou das provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio porque as questões das provas de Matemática, Física e Química foram as clássicas, as que estão nos livros didáticos.
"Isso facilitou as respostas. Foram questões de cálculos e interpretação e quem estudou se deu bem", falou Leonardo Vinícius.
Segundo ele, a prova de Biologia tinha questões sobre o habitat das espécies, sobre um grupo de onças colocado em um determinado ambiente e sua chances de sobrevivência e uma descoberta feita durante a exploração do petróleo no pré-sal.
"Questões de matemática e física foram horríveis", diz candidata
"As provas de Matemática e Física foram horríveis, tristes. Quando eu estava do pesadelo da Geometria, entrei na Física, que foi pior" , afirmou a candidata do Enem, Adaliane Maria, de 15 anos, de Teresina.
Ela declarou que na prova de Matemática, as questões de Álgebra foram boas e a prova de Química tinha questões mais interpretativas, mas a prova de Física tinha muitos cálculos, estatísticas e porcentagens. "O segundo dia de provas não foi fácil", declarou Adaliane Maria.
Queimadas na floresta e derramamento de óleo foram temas de questões de Biologia e Química
A candidata do Enem Idalina Maria, que disputará vaga no curso de Pedagogia, afirmou que questões sobre ecologia e cuidados com o meio ambiente atravessaram as provas de Biologia e Química.
"Foram questões sobre queimadas na floresta, derramamento de óleo e os impactos sobre as plantas aquáticas e sobre fogos de artifício. Houve uma preocupação com a preservação do meio ambiente muito grande", falou Idalina Maria
O treineiro Thiago Alves, de 17 anos, falou que caiu questão sobre queimadas de plástico e na prova de Matemática tinha uma questão sobre escoamento de água.
Candidatos já deixam os locais de provam do Enem
Muitos candidatos do Enem já tinham concluído as provas, mas encontraram, às 15h os portões fechados na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Teresina. Saíram às 15h40 porque não tinha funcionários para abrirem os portões.