Rafael Fonteles toma posse como governador do Piauí
notas
Fonteles segue para Brasília para a posse de Lula
Após o discurso de Rafael Fonteles, a solenidade de transmissão de faixa no Palácio de Karnak foi encerrada. O governador saiu às pressas para embarcar rumo à Brasília, onde acompanhará a posse do presidente eleito Lula. A previsão é que ele chegue à capital federal às 13h30.
O futuro ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, também corre contra o tempo para chegar às solenidades em Brasília. O festival do Futuro dá o pontapé inicial na posse de Lila, e tem início às 11 da manhã. No entanto, a sessão solene no Congresso está prevista para iniciar apenas às 14h.
Veja como foi a solenidade na íntegra:
Regina Sousa e Rafael Fonteles discursam no Karnak
Após transmitir a faixa de governo, a futura secretária da SASC Regina Sousa, discursou e relembrou os momentos em que esteve em frente do governo do Estado. Ela agradeceu a Wellington Dias e desejou sucesso a Rafael Fonteles nessa nova missão, citando o ‘peso da faixa’. Em seu pronunciamento, Regina Sousa enalteceu ainda o trabalho social, especialmente na garantia de uma vida mais digna, da subsistência, e de uma moradia de qualidade para os piauienses.
Além disso, outro momento especial foi a Menção Honrosa de agradecimento à agora ex-governadora Regina Sousa, com a entrega de uma placa, em reconhecimento pela eficiência e empenho prestados no período no posto como a primeira mulher governadora do Estado do Piauí.
Já Fonteles iniciou seu discursando destacando que será breve, devido a seu voo para Brasília, onde participará da posse de Lula. “De olho na hora para não perder a posse de Luiz Inácio Lula da Silva daqui há pouco”, brincou, pedindo ainda compreensão dos presentes. O governador nomeado agradeceu às autoridades presentes e ainda citou que nomeará seu secretariado, pontuando o desafio de “trabalhar muito, apanhar muito e estar sempre sorrindo”.
Rafael Fonteles pontuou que a prioridade do seu Governo será os mais pobres, reforçando o que já havia sinalizado na Assembleia. "Hoje estou governador e serei governador de todos os piauienses sem exceção, claro que nossa prioridade são os mais pobres, que são maioria. E como diz meu pai: política só serve se for para fazer justiça social", cravou.
Rafael frisou que sempre buscará ser o melhor de si, deixando claro que se dedicará ao máximo para desenvolver o Estado. "Espero contar com a oração de todos e todas. Sou muito grato a Deus pelos dons e oportunidades que ele me concedeu, procuro dar o melhor de mim".
Rafael Fonteles recebe faixa do governo de Regina Sousa
Rafael Fonteles já recebeu a faixa de governador do Piauí de Regina Sousa. A partir desse momento, ele é governador eleito, diplomado e empossado aos 37 anos de idade. Ele assinou o termo de posse.
Rafael e Themistocles chegam ao Karnak para a transmissão de cargos
Rafael e Themistocles já estão no Palácio de Karnak, onde ocorreu a transmissão do cargo. O momento, segundo o cerimonial, deve ser rápido por conta da ida do governador para a posse de Lula em Brasília. Regina e Rafael devem discursar, mas brevemente.
Na chegada ao Palácio de Karnak, Rafael Fonteles recebeu as honras militares, cumprimentando os comandantes das Polícias. Ele foi recebido por um público entusiasmado, que o esperava para saudá-lo no primeiro dia como governador do Piauí.
Veja a mesa de honra:
1. SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ,
DEPUTADO FRANZÉ SILVA;
2. SENHOR GOVERNADOR DIPLOMADO DO ESTADO DO PIAUÍ, RAFAEL TAJRA
FONTELES;
3. SENHOR VICE-GOVERNADOR DIPLOMADO DO ESTADO DO PIAUÍ, THEMÍSTOCLES
DE SAMPAIO PEREIRA FILHO;
4. ESPOSA DO GOVERNADOR DIPLOMADO, SRA. ISABEL EULÁLIO ARAÚJO
FONTELES;
5. SENHORA PREFEITA DO MUNICÍPIO DE ESPERANTINA E ESPOSA DO VICE-
GOVERNADOR DIPLOMADO, IVANÁRIA DO NASCIMENTO ALVES SAMPAIO;
6. SENHORA GOVERNADORA DO ESTADO DO PIAUÍ, MARIA REGINA SOUSA;
REPRESENTANDO O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ, O PRESIDENTE
ELEITO DESEMBARGADOR HILO DE ALMEIDA SOUSA;
8. SENHOR SENADOR DIPLOMADO E FUTURO MINISTRO DE ESTADO DO
DESENVOLVIMENTO SOCIAL WELLINGTON BARROSO DE ARAÚJO DIAS;
9. SENHOR DEPUTADO FEDERAL JÚLIO CÉSAR;
10. SENHORA DEPUTADA FEDERAL REJANE RIBEIRO SOUSA DIAS;
11. DEP. FEDERAL MARCOS AURÉLIO
12.WILSON MARTINS - EX-GOVERNADOR
13. REPRESENTANDO A PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA
PRIMEIRA REGIÃO, DESEMBARGADOR FEDERAL CARLOS AUGUSTO PIRES BRANDÃO;
14. REPRESENTANDO A PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, A
SENHORA MINISTRA LIANA CHAIB;
15. SENHOR REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO PIAUÍ, PROFESSOR
DOUTOR GILDÁSIO GUEDES FERNANDES;
16. SENHOR PREFEITO DE TERESINA, DR. PESSOA LEAL;
17. SENHOR PRESIDENTE ELEITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TERESINA, VEREADOR
ENZO SAMUEL;
18. REPRESENTANDO O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA VIGÉSIMA SEGUNDA REGIÃO, O DESEMBARGADOR OUVIDOR FRANCISCO METON MARQUES DE LIMA;
19. SENHOR PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO
DO PIAUÍ, CLEANDRO ALVES DE MOURA;
20. SENHOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ, CONSELHEIRO JOAQUIM KENNEDY NOGUEIRA BARROS;
21. SENHORA SUBDEFENSORA PÚBLICA GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ, CARLA YÁSCARA BENTO FEITOSA BELCHIOR;
22. SENHOR PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL
PIAUÍ, DR. CELSO BARROS COELHO NETO;
23. SENHOR PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE MUNICÍPIOS (APPM) E
PREFEITO DE CARIDADE DO PIAUÍ, ANTONIEL DE SOUSA SILVA.
Rafael Fonteles teve discurso pautado em geração de emprego, segurança e desenvolvimento econômico
Com um discurso pautado na justiça social, geração de emprego, segurança pública e desenvolvimento econômico, o governador Rafael Fonteles (PT) detalhou que pretende gerar 80 mil novos empregos e colocar o Piauí na "série A" dos Estados brasileiros.
Fonteles ainda elencou que sente orgulho de ser conhecido como "Rafael do Nazareno", "Rafael de Lula", "Rafael do Piauí", reforçando as suas raízes. Ele agradeceu ainda os mais de 1,1 milhão de votos que obteve no pleito de outubro, quando foi eleito em primeiro turno.
Quando citou a família, Rafael se emocionou, lembrando que a sua avó afirmava que ele seria governador do Piauí. "Em especial agradeço meus pais, Nereida e Nazareno pelos valores cristãos que me passaram desde pequenos, e especialmente de que a política só existe se for instrumento social e segundo, entregar a decisão nas mãos de Deus. Muito obrigado, pai por esses ensinamentos".
O governador complementou. "Posso dizer que sou o Rafael do Nazareno Fonteles, da Nereida, também me orgulho de ser conhecido como Rafael do Lula, Rafael do Wellington, Rafael da Regina, Rafael do Partido dos Trabalhadores, assim como me orgulho de ser o Rafael do Piauí", disse.
Rafael frisou que sonha com um Piauí grande, desenvolvido. "Nosso propósito é levar o Piauí para a série a dos Estados brasileiros, nosso plano de Governo traz esse compromisso expresso, é um plano de Governo não apenas racional, mas com um olhar humano, uma grande expressão do Piauí que queremos, um estado que segue em frente sem deixar ninguém para trás, sonhamos com um Piauí grande, com cada vez mais oportunidade ao nosso povo".