Primeiro dia do Enem 2021 - Piauí
notas
Termina 1º dia de Enem 2021
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terminou. O Ministério da Educação afirmou neste domingo (21), primeiro dia do exame, que as provas encerraram às 19h (horário de Brasília). No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro. Realizaram as provas impressas pouco mais de 72 mil candidatos e quase 1 mil fizeram a versão digital do Exame.
Questões do Enem têm indígenas e música 'Admirável Gado Novo'
O primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve uma questão que usou um trecho da canção Admirável Gado Novo, do compositor Zé Ramalho, além de perguntas sobre meio ambiente e a cultura indígena, além de uma charge do Henfil. Os candidatos têm até as 19h deste domingo (21) para responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de produzir uma redação com base no tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
De acordo com o professor de geografia, Rodrigo Magalhães, a música estava presente na prova de ciências humanas. "Também caíram alguns temas já esperados, como meio ambiente, uso da água, capitalismo e divisão internacional do trabalho, indústria e modelos de produção, espaço urbano, espaço agrário, duas questões de geografia física, uma que envolvia agentes externos do relevo e uma que envolvia cartografia", comenta.
"Gostei muito da questão sobre migrações, que falava sobre os refugiados e a perda da identidade deles, a dificuldade de inserção que eles possuem", diz o professor. "A edição deste ano trouxe muitas questões sobre saberes tradicionais, sobre os escravos e índios, uma delas, muito interessante, falando sobre como o conhecimento indígena ajudou na relação da produção agrícola, conhecimento dos indígenas sobre as sementes e a germinação delas no cerrado."
Segundo o professor, os participantes também responderam a questões sobre atividade mineradora e o impacto social que essa atividade gera em minorias na Amazônia. "No geral, a prova abordou temas já esperados e, em geografia, sem questões polêmicas em relação à política atual ou sobre a ditadura e nenhuma referência à reforma agrária", destaca.
Estudante passa mal em local de prova do Enem em Teresina
Neste primeiro domingo (21) de provas do Enem, o Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (Samu), foi acionado para atender uma candidata que passou mal ainda enquanto aguardava a abertura dos portões do IFPI, no Centro de Teresina.
A estudante teve uma crise de ansiedade, mas foi medicada e estava com todos os sinais vitais normais. Ela realizou a prova.
Estudante diz que fez pela 3ª vez o Enem e não viu diferença ideológica nas provas
A estudante do curso de Química na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e que está concorrendo por uma vaga para o curso de Psicologia, Jéssica Esteffane, de 21, declarou que já fez seu terceiro Enem e não percebeu ideologia ou visão policiais nas provas deste ano em relação às aplicadas nos anos anteriores.
"Estranhei o tema da Redação, que foi diferente, mas deu para desenvolver, mas os outros temas e autores não foram diferentes das provas dos anos anteriores", falou Jéssica Esteffane.
Chico Buarque e Gonzaguinha são autores com textos abordados nas provas de linguagens
Candidato a uma vaga para o curso de Engenharia de Agrimensura, David Victor Xavier, de 22 anos, falou que algumas questões da prova tinham textos dos cantores e compositores Chico Buarque e Gonzaguinha.
"Fiz Enem já três vezes, e sempre tem questões com texto do Chico Buarque de Holanda, ele é uma lenda", declarou David Victor Xavier.