Primeiro dia de Enem Digital 2020 no Piauí
notas
Chega ao fim o primeiro dia de prova do Enem Digital
Chegou ao fim às 19h deste domingo (31), a primeira edição do Enem digital. A prova foi aplicada de forma piloto para um número reduzido de participantes, mas, no entanto, já poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior —por meio de programas como o ProUni e o Sisu, por exemplo.
O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, disse que existe, sim, a possibilidade de o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) digital também registrar um índice alto de abstenção —o impresso bateu recorde de baixa participação, com mais de 55,3% de abstenção.
No Piauí, a previsão era que 1.600 candidatos participassem da primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) versão digital, aplicada neste domingo (31) nas cidades de Teresina Parnaíba. Assim como na prova impressa, houve pouco movimento nos locais de prova.
A segunda etapa do Enem digital será aplicada no dia 7 de fevereiro. Apenas no segundo dia de prova, os candidatos têm até 18h30 para resolver as questões da prova.
Cronograma do Enem 2020
Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro
Resultados: a partir de 29 de março
Teresina registra pouco movimento nos locais de prova no 1º dia do Enem Digital
No Piauí, a previsão era que 1.600 candidatos participassem da primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) versão digital, aplicada neste domingo (31) em Teresina e Parnaíba, contudo houve pouco movimento nos locais de prova.
Em Teresina, 1.392 estudantes estavam aptos para fazer as provas de ciências humanas, linguagens e códigos e redação, referentes ao primeiro dia de exame. No Colégio Agrícola da UFPI, por exemplo, 30 computadores foram montados para o Enem Digital, mas apenas 8 candidatos compareceram. Já no Instituto Federal do Piauí, dos 50 candidatos que fariam o exame, somente 12 compareceram.
Essa é a primeira vez que o modelo de aplicação digital do exame é usado no país. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é tornar a prova totalmente digital até 2026. A segunda etapa do Enem digital será aplicada no dia 7 de fevereiro. Apenas no segundo dia de prova, os candidatos têm até 18h30 para resolver as questões da prova.
Desigualdades entre regiões do Brasil é tema da redação do Enem digital
A primeira edição digital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve como tema da redação "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil". O tema da redação da prova foi divulgado na tarde de hoje pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, nas redes sociais.
Por se tratar de uma aplicação piloto, os candidatos respondem às questões de múltipla escolha no computador, mas a redação ainda é feita no papel. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a medida foi adotada para garantir a comparabilidade entre todos os candidatos, tanto os que fizerem a prova digital como os que fizeram a versão impressa do Enem.
A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que as provas do Enem sejam 100% digitais até 2026. Até lá, será feita uma transição gradual entre o modelo tradicional, impresso, e o formato digital. Entre os planos do ministério, está a realização de várias aplicações do Enem ao longo de um mesmo ano.
Abstenção no Enem Digital é alta: no IFPI dos 50 candidatos,12 compareceram
O índice de abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo (31), foi alto no Piauí. No Instituto Federal do Piauí (IFPI), onde estavam inscritos 50 candidatos para fazerem as provas no primeiro dia do Enem Digital, apenas 12 compareceram.
A abstenção do Enem tradicional, aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro, a abstenção dos candidatos no Piauí foi de 58%, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Estudante é desclassificado no Enem Digital por esquecer versão original do RG
O estudante Isaac Newton, de 19 anos, foi desclassificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital, no domingo (31), por ter ido fazer as provas no Instituto Federal do Piauí (IFPI) sem o original do Registro Geral (RG), que esqueceu em sua residência na Vila Santa Cruz, na região do Promorar, na zona Sul de Teresina.
"Eu trouxe uma fotocópia da carteira de identidade e passava que iam aceitar, mas só aceitam a carteira digital. Telefonei para minha casa para mandarem a carteira, mas ninguém atendeu e não posso mandar uma mensagem de WhatsApp porque o celular de minha mãe é daqueles simples. É uma pena não fazer o Enem", falou Isaac, que ia fazer o Enem Digital para disputar uma vaga no curso de Ciências da Computação ou Biologia.