Biden lidera em 3 dos 5 últimos estados a contar votos
A contagem de votos continua nos seis Estados que ainda não concederam a vitória a Biden ou Trump. O democrata tem 253 votos no colégio eleitoral contra 214 do republicano, e são necessários 270 para chegar à presidência. Biden lidera em quatro Estados-chave. Essa é a situação em cada um deles.
A favor de Biden:
Pensilvânia (20 votos no colégio eleitoral). Biden está liderando por cinco décimos de ponto percentual, com 28.833 votos a mais que Trump. A apuração é de 96%. As autoridades estaduais ainda vão demorar alguns dias para chegar a 100%.
Geórgia (16 votos no colégio eleitoral). Biden supera Trump com 4.430 votos a mais, apenas um décimo percentual. Restam menos de 2% dos votos a serem apurados, o que corresponde a algumas cédulas enviadas por correio e votos militares no exterior. A margem é tão pequena que, por lei estadual, todos os votos terão que ser contados.
Arizona (11 votos no colégio eleitoral). Biden ainda está à frente, embora Trump esteja gradualmente estreitando a margem. Com 97% dos votos apurados, o democrata lidera o presidente por 0,9%, uma distância de 29.861 votos. Teremos de esperar pelas 11h00 da manhã (13h00 de Brasília) para termos novos dados.
Nevada (6 votos no colégio eleitoral). Biden supera Trump em 1,8%. São 22.657 votos de diferença entre ambos quando a apuração é de 93%. O Condado de Clark (Las Vegas) planeja publicar um boletim duas vezes ao dia durante os próximos dias com novas atualizações sobre a contagem de votos.
A favor de Trump:
Carolina do Norte (15 votos no colégio eleitoral). Trump está à frente de Biden por 1,4%, com 76.515 votos de diferença. A margem vem se ampliando a favor do presidente no momento em que a apuração é de 98%. O Estado tem até quinta-feira, dia 12, para finalizar a contagem.
Alasca (3 votos no colégio eleitoral). A apuração parou em 56% dos votos porque apenas as cédulas do dia das eleições foram contadas. Os votos enviados por correio devem ser contados na semana que vem. Neste momento, Trum tem 62,9% dos votos, e Biden, 33%.