Debate Meio Norte com candidatos ao Governo do Piauí
notas
ASSISTA AO DEBATE COMPLETO
ASSISTA AO DEBATE COMPLETO
Quarto bloco do Debate MN é marcado pelas considerações finais
O quarto e último bloco do Debate Meio Norte 2022 foi marcado pelas considerações finais dos canddiatos ao Governo do Piauí.
Geraldo Carvalho: Muito obrigado a Meio Norte pelo debate, a todos os candidatos, parabéns a Teresina pelos seus 170 anos, quero convidar a classe trabalhadora, a juventude, os servidores públicos, aposentados, para que a gente possa contribuir uma sociedade socialista, com democracia operária e popular. A nossa candidatura é uma alternativa que queremos construir com dependência de classe, então e dia 2 de outubro vote 16, com Geraldo Carvalho governador e Vera presidente.
Lourdes Melo: Nesse momento queria dizer que somos do PCO, queremos convidar a juventude, as mulheres, homens e toda a classe trabalhadora a se filiar ao PCO, não só para votar, mas apara lutar. Nós temos um programa para as eleições e depois das eleições e nesse momento só Lula é capaz de reverter toda essa situação. Vamos votar com Lula e fora Bolsonaro.
Silvio Mendes: Parabéns e obrigado ao Sistema Meio Norte de Comunicação, cumprimentar os candidatos e dizer que o Piauí tem muitos problemas e dizer que todo problema tem solução e o piauiense tem pressa, eu também tenho pressa. Nós estamos prontos, sou candidato a governador pelos 18 anos de experiencia na gestão pública, tenho mãos limpas, por isso, peço seu voto e meu número é 44. Até lá.
Coronel Diego Melo: Sou candidato a governador com muita honra. Sou cristão, pai, que luto pela família, quero muito registar a paz e a dignidade do povo do Piauí e eu convido você a se somar nossa luta junto ao lado do presidente Bolsonaro, o melhor presidente da história do Brasil, que tem levando investimentos, emprego, renda, recursos, chega de PT, chega de trevas, de paz, tranquilidade e com fé em Deus vou resgatar a dignidade do povo do Piauí.
Gustavo Henrique: Ser patriota independe de ser de direita e esquerda e ser família também, aqui temos um candidato que adota um comportamento negacionista e temos aqui um candidato tirado do bolso que impede a alternância, então peço eleitor que nos de uma oportunidade e o Gustavo henrique com o numero 51 temos o compromisso de olhar sempre para frente e conto com seu voto.
Rafael Fonteles: Eu quero agradecer a Deus pela oportunidade, a TV Meio Norte e ao povo do Piaui, especialmente a você que nos assiste que nesse momento quero pedir humildemente o seu voto de confiança para essa missão, estamos preparados com energia, experiencia, coragem para enfartar os desafios e a nossa missão é cuidar de gente, garantir oportunidades de estudo e de trabalho. Garantir que você melhore de vida, então conto com você, vamos juntos com fé e esperança de melhorar o futuro do Piauí. Vote Lula presidente e Rafael governador.
Gessy Lima: Piauiense quando a proposto de mudar encontrar a coragem de fazer o futuro acontece. Tenha coragem de desejar um futuro melhor, eu junto com você somos a via de esperança a via que vai levar o Piauí a uma mudança real. Eu sou Gessy, a sua candidata ao governo do Piauí e o meu numero é 20.
Madalena Nunes: Agradecer a TV Meio Norte, as pessoas que estão nos assistindo, dizer que é muito importante o debate, mas é importante que as pessoas acompanhem os partidos, é muito importante conhecer os programas de governo, temos propostas que voce pode contribuir. Meu nome é Madalena, candidata do PSOL e meu número é 50. Queremos derrotar Bolsonaro no primeiro turno.
Ravenna Castro: Piauiense guarde meu nome, uma pessoa humilde, uma pessoa simples igual a você e venho aqui pedir a oportunidade para que possamos fazer um governo para os mais pobres e necessitados, peço para que analisem que não entreguem as chaves da casa para quem representa a elite. Eu sou Ravenna Castro, do PMN, 33, advogada, jornalista, professora, de família humilde igual a você.
FOTOS: RAÍSSA MORAIS
Lourdes Melo ataca Gessy Lima: "Quer assumir o papel de opressora"
Pergunta Lourdes Melo - Eu vejo que você está se oportunistamente entrando no campo que não seria da democracia, você defende os empresários, não a classe trabalhadora, não a mulher, você defende um setor querendo iludir.
Resposta Gessy Lima - Não sei em que a senhora se embasa para fazer esses ataques a minha pessoa, eu sou mulher, sou empreendedora, nasci no Dirceu, defendo os empresários porque eu sei o que é viver do outro lado do balcão, viver com um salário-mínimo, ir para casa de ônibus, a senhora profere ataques sem conhecer a minha história, eu não represento a elite, mas apoio o empreendedor, você ataca o agronegócio, imagina se hoje o empresário do agronegócio disser que não vai mais produzir, onde é que nos vamos comprar alimentos? Nem todo munto tem condição de comprar no quintal da sua casa.
Réplica Lourdes Melo – Você afirma que as mulheres possam viver de empreendedorismo, acha que botar uma banquinha a pessoa vai conseguir viver de forma que vai suprir suas necessidades, isso é uma enganação, você defender quem lhe empregou, quem lhe empregou é o patrão, é o opressor, você quer assumir esse papel de opressora, você é uma pessoa reacionaria, que está aqui querendo posar de defensora.
Tréplica Gessy Lima - Eu defendo o empresário, o cidadão comum que teve coragem de arregaçar as mangas, eu desenvolvi minha capacidade de trabalhar em equipe, aprendi muita coisa com meu trabalho, tenho orgulho da minha história, eu hoje sou empreendedora, comecei pequena, sou uma média empreendedora e emprego cinco pessoas.
Madalena Nunes pergunta para Lourdes Melo sobre investimento no agronegócio
Madalena Nunes pergunta para Lourdes Melo: Como você vê esse investimento no agronegócio onde expulsa as comunidades tradicionais de suas terras para beneficiar as grandes empresas?
Resposta Lourdes Melo: Eu queria primeiro apresentar os candidatos do PCO, nós temos como candidata a governadora a professora Lourdes Melo, candidata a senadora Albetiza Moreira, temos o deputado federal Clover José, Marli Soares, temos deputado estadual Francisco Monteiro e como candidato a presidência o presidente Lula. Com relação a reforma agrária tem que ser a reforma das origens.
Réplica Madalena Nunes: Esse modelo que privilegia o rico tem que mudar, as terras tem que ser garantidas para as comunidades tradicionais, porque tem tanta fome no nosso país se exportamos toneladas de grãos para outros países, então a culpa da fome no Brasil é do agronegócio.
Tréplica Lourdes Melo: É preciso que a reforma agrária volte para a mão dos trabalhadores, é cortar os arames, abrir as cancelas. O latifundiário não sabe nem pegar na enxada, nós defendemos que é preciso melhorar a vida do trabalhador no campo.
Ravenna Castro questiona Madalena Nunes sobre a educação para os mais pobres
Pergunta Ravenna Castro - Eu gostaria de saber sobre qual o incentivo que o seu governo vai dar para as classes mais humildes conseguirem um diploma de ensino superior no Piauí?
Resposta Madalena Nunes - Nós temos um grande desafio porque até um tempo as pessoas negras, pobres não entravam na universidade, hoje elas entram mas isso é resultado de nossa organização, a elite ataca os nossos direitos, as conquistas dos nossos direitos é garantida pela nossa luta, é lógico que precisamos estar em um estado democrático.
Réplica Ravenna Castro - Eu gostaria de dizer para o povo piauiense não desistir da educação, eu sou prova viva isso, fui filha de pais desempregados, só não morremos de fome porque eramos sustentados pelos meus avós, eu sustento meus pais, minha filha porque sou mãe solo, tenha orgulho de seu diploma, eu batalhei, estudei para ter, queria exaltar a educação porque só interessa as elites que você fique debaixo do chinelo, quem luta para que você não tenha diploma é quem serve as elites.
Tréplica Madalena Nunes - Importante você saber que o seu partido apoia esse desgoverno que é contra a educação que corta a verba da educação, que corta as políticas de reformas neoliberais, a política neoliberal do Bolsonaro é que predomina no Piauí.